Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Partilhar

Data
–
Preço
Inscrições através do formulário disponível aqui
Sinopse
De fevereiro a abril de 2026, uma Cantarinha dos Namorados circulará por 12 casas do concelho de Guimarães, onde ficará durante uma semana, antes de passar à casa seguinte. As histórias, guardadas nesse relicário da identidade vimaranense, serão divulgadas publicamente no encontro literário “Contarinhar”, no fim de maio de 2026. Se quiser participar neste projeto colaborativo e acolher a Cantarinha para nela deixar as histórias de amor da sua família, inscreva-se através do formulário disponível.
Informações úteis
1. Passagem da Cantarinha Caminheira
Às segundas ou terças de cada semana, a Cantarinha Caminheira é passada à casa seguinte, pela mão dos participantes, promovendo encontros inesperados entre pessoas até então desconhecidas. Esse processo será acompanhado por uma equipa de filmagem e um representante da equipa de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina.
2. Direitos de Imagem
Será realizado um pequeno filme sobre o projeto, pelo que os participantes devem autorizar a divulgação e a publicação cedendo os direitos de imagem à A Oficina.
3. Entrevista
Nos momentos de recolha da Cantarinha, pede-se aos participantes que reservem duas horas para a preparação de set e realização e gravação de uma entrevista (integrada no filme final). Informa-se que a entrevista decorrerá no interior da casa dos participantes.
4. Condições de participação
Só serão aceites inscrições de famílias com casa/morada no concelho de Guimarães.
5. Histórias
Todos os formatos são válidos para o registo das histórias de família desde que caibam, fisicamente, no interior da Cantarinha.
6. Validação das inscrições
A inscrição só será considerada válida após confirmação da equipa de Educação e Mediação Cultural d’A Oficina.
Contactos
Nascida em 1989, A Oficina gere e programa o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o Centro Cultural Vila Flor com o seu Palácio do século XVIII, a Casa da Memória de Guimarães, o Centro de Criação de Candoso e a Black Box na Fábrica ASA, o Teatro Oficina e um serviço de Educação e Mediação Cultural. É responsável pela organização dos festivais GUIdance, Westway Lab, Festivais Gil Vicente, Manta e Guimarães Jazz. Na cidade faz a Feira de Artesanato e as Festas da Cidade e Gualterianas. A salvaguarda do Património e Artesanato manifesta-se ainda na Loja Oficina, e, desde há 30 anos, no seu nome social: Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães.
Este conjunto de equipamentos e projetos de programação e mediação cultural permite pensar A Oficina, mais do que um projeto de gestão e programação de eventos, como um verdadeiro instrumento de desenvolvimento cultural do território e, pela sua capacidade de intervenção, um parceiro das mais múltiplas dinâmicas artísticas e culturais locais, regionais, nacionais e internacionais, o círculo de uma nova centralidade cultural. Este novo ciclo assume-se assim como um momento de esclarecimento e aprofundamento dessa visão integrada e modificadora do projeto.
VER MAIS
VER MENOS
Mais em
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios