TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Espetáculos

/

Teatro

Quis Saber Quem Sou

Um concerto teatral

Partilhar

Quis Saber Quem Sou

Data

7-8 Junho 2024

Local


Cineteatro Louletano
Loulé

Bilhete

Comprar

Sinopse

"Quis saber quem sou” foi exatamente a primeira frase de pendor revolucionário do início da democracia em Portugal, ouvida ainda a 24 de abril de 1974, às 22 horas e 55 minutos, nas ondas dos Emissores Associados. O primeiro verso da canção "E Depois do Adeus", pleno de questionamento individual e coletivo,cantado por Paulo de Carvalho, marca o momento histórico do arranque da revolução, tornando o que era pouco mais do que uma canção de amor, num símbolo da liberdade.
A meio caminho entre o concerto e a peça de teatro, o espetáculo Quis saber quem sou pretende revisitar as canções da revolução, as palavras de ordem, as cantigas que eram armas, mas também as histórias pessoais das gerações que fizeram o 25 de Abril, trazendo para o palco jovens atores/cantores/instrumentistas entre os 16 e os 25 anos, escolhidos numa audição a nível nacional, e colocando nas suas vozes e nos seus corpos de hoje, e do futuro, a memória das palavras da liberdade.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Conceção, Texto e Encenação: Pedro Penim
Interpretação: Ana Pereira, Bárbara Branco, Eliseu Ferreira, Francisco Gil Mata, Inês Marques, Jéssica Ferreira, Joana Bernardo, Joana Brito Silva, Manuel Coelho, Manuel Encarnação, Pedro Madeira Lopes, Rafael Ferreira, Rute Rocha Ferreira, Vasco Seromenho
Direção Vusical: Filipe Sambado
Direção Vocal: JoãoNeves
Cenografia: Joana Sousa
Figurinos: Luís Carvalho
Desenho de Luz: Daniel Worm
Desenho de Som: João Pratas
Assistência de Encenação: Bernardo de Lacerda
Produção: Teatro Nacional D. Maria II

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Neste espetáculo usa-se luz estroboscópica.
Esta sessão tem serviços de LGP - Língua Gestual Portuguesa, para pessoas Surdas (com "S" maiúsculo são surdos que falam Língua Gestual Portuguesa), e AD - Audiodescrição, para pessoas cegas ou com baixa visão.
Loulé
Cineteatro Louletano
Quis Saber Quem Sou

Contactos


Address

Loulé
289400820

O Cine-Teatro (hoje Cineteatro) Louletano manteve-se ao longo de mais de 70 anos como propriedade da Sociedade Teatral Louletana, constituída em 1925 com o objetivo de “construir um teatro e suas dependências, a respetiva exploração em todas as suas manifestações de arte dramática, lírica, cinematográfica, concertos musicais, serões e conferências artísticas e em tudo o mais que lhe é próprio, exceto comícios políticos”.

De entre o nome dos seus fundadores, estavam Alberto Rodrigues Formosinho, António Maria Frutuoso da Silva, Artur Gomes Pablos, David Evaristo d'Aragão Teixeira, Dr. Joaquim Cândido Pereira de Magalhães e Silva, José da Costa Ascenção, José da Costa Guerreiro, José Martins Júnior e Manuel dos Santos Pinheiro Júnior, os quais investiram um capital social de 180 contos, divididos em nove quotas de 20 contos, ao qual se juntaram dois terrenos, um deles adquirido em hasta pública à Câmara Municipal de Loulé.

A inauguração oficial do teatro deu-se a 19 de Abril de 1930 mas, entre 15 e 23 de Março, já funcionara como cinema. Na inauguração atuou a Companhia Teatral, da grande atriz Ilda Stichini, da qual faziam parte os artistas Clemente Pinto, Luz Veloso, Luís Prieto, Joaquim Oliveira, Alves da Costa, Maria Lagoa, Fernanda de Sousa e outros mais. Apresentaram a peça “Se eu quisesse”; no segundo dia “Os Filhos”; e no terceiro “O Tambor e o Guiso”. Para além das autoridades concelhias, estiveram presentes nesta cerimónia autoridades distritais como o Governador Civil, o Secretário Geral e outras, além de muitos populares de Faro, Olhão, S. Brás, etc.

Durante décadas passaram por este palco grandes figuras da cena, como Alves da Cunha, Berta de Bívar, Chaby Pinheiro, companhias de revista, etc., e mais recentemente alguns dos melhores atores nacionais como Maria do Céu Guerra ou Raul Solnado. No que concerne ao cinema, foram ali projetadas películas de fama mundial que encheram por completo aquela que é considerada uma das mais importantes sala de espetáculos do Algarve.

VER MAIS


VER MENOS

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Quis Saber Quem Sou

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Quis Saber Quem Sou
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile