Se há ciência profusamente estudada pelo teatro, essa é a ciência do amor. Esta peça de Thomas Shadwell é (mais) um tratado sobre as variadas formas de relações afetivas entre seres humanos. Nela temos representadas relações conjugais e extraconjugais, amores platónicos, românticos e carnais. E o outro lado destes amores, também — o desencanto, o desprezo, a rejeição, a raiva, a traição, a vingança.
Bruce e Longvil são dois jovens enamorados por Miranda e Clarinda, mas os seus amores estão trocados — Bruce gosta de Clarinda que gosta de Longvil que gosta de Miranda que gosta de Bruce. Para além deste desencontro afetivo, as jovens estão sob a alçada de um tio e uma tia, Sir Nicholas Gimcrack e Lady Gimcrack, que dificultam a concretização dos seus interesses amorosos com o pretenso objetivo de salvaguardar a honra das jovens donzelas. Num exemplo clássico do ditado “Olha para o que eu digo e não para o que eu faço”, os tios têm, cada um, as suas aventuras extraconjugais.
Os dois jovens, para se aproximarem das sobrinhas, fingem-se interessados nas experiências científicas que Sir Nicholas desenvolve. Ele, um exemplo paradigmático dos primeiros exploradores da ciência moderna, é acompanhado de perto por um orador inveterado —Sir Formal Trifle — que faz o elogio e a apologia da sua atividade científica, enquanto se tenta aproximar da jovem Clarinda.
A estas personagens juntam-se os amantes clandestinos do casal Gimcrack, elas próprias com uma relação amorosa entre si, e o velho Snarl — tio de Sir Nicholas —, grande defensor do antigamente e crítico acérrimo dos comportamentos degenerados das novas gerações.
É um novelo intrincado, o que se desenrola n’ O Virtuoso, em que a novíssima ciência moderna se mistura com a antiquíssima ciência do amor.
Discussão e Ideias Carolina Caseiro*, Carolina Costa Andrade, Eduarda Sousa*, Francisca Moreira, Inês Dias, Filipe Eusébio, Hugo Inácio, Maria Teixeira*, Mário Montenegro, Niko Oliveira*, Ricardo Jerónimo, Silvia Carballo, Sílvia Santos, Teosson Chau, Tiago Sousa*, Vicente Paredes, Zé Ribeiro
Texto Thomas Shadwell
Encenação e tradução Mário Montenegro
Interpretação Carolina Caseiro*, Carolina Costa Andrade, Eduarda Sousa*, Inês Dias, Filipe Eusébio, Hugo Inácio, Maria Teixeira*, Mário Montenegro, Niko Oliveira*, Sílvia Santos, Teosson Chau, Tiago Sousa*, Zé Ribeiro
Direção Técnica e Iluminação Simão Lopes
Cenografia e Imagem Pedro Andrade
Figurinos Cláudia Ribeiro
Vídeo Laetitia Morais
Direção coreográfica Thiago Vaz
Música e sonoplastia Marcelo dos Reis
Apoio gráfico Joana Corker
Penteados Carlos Gago - Ilídio Design Cabeleireiros
Interpretação LGP Jéssica Ferreira, Joana Sousa
Direção de produção Francisca Moreira
Produção executiva Carolina Costa Andrade, Silvia Carballo, Vicente Paredes
Comunicação Carolina Costa Andrade, Ricardo Jerónimo
Vídeo e fotografias promocionais Tiago Cerveira
Fotografia Francisca Moreira
Registo de vídeo João Cunha
Coprodução Marionet, Teatro Académico de Gil Vicente
Apoios República Portuguesa — Cultura / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Coimbra, MAFIA — Federação Cultural de Coimbra, Ilídio Design Cabeleireiros, Rádio Universidade de Coimbra, Antena 2, Hotel Oslo, Lameirinho
Agradecimentos Susana Marques
*Estagiários e estagiárias do Curso Profissional de Intérprete/Ator/Atriz do Colégio São Teotónio
auditório TAGV
duração aprox. 2h15
M12
€7 — €5