TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Exposições

/

Artes Plásticas / Artes Visuais

Bárbara Paz: Auto-acusação

Partilhar

Bárbara Paz: Auto-acusação

Data

8 Maio - 16 Maio

Local


Appleton (Rua Acácio Paiva 27 r/c)
Lisboa

Preço

entrada gratuita

Sinopse

Bárbara Paz inaugura a 8 de maio, na Appleton, "Auto-acusação", a sua primeira exposição individual

A atriz, realizadora e produtora brasileira Bárbara Paz regressa a Portugal para inaugurar a 8 de maio "Auto-acusação" na Appleton Associação Cultural. Esta é a sua primeira exposição individual, que reúne fotografias, vídeo, intalação e performance, e que, em 2023, esteve patente na Galeria Fonte, em São Paulo e no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro.

Em "Auto-acusação" a artista parte das feridas internas e externas resultantes de um acidente de viação que sofreu na década de 90, quando tinha 17 anos, para apresentar um conjunto de obras em vídeo, fotografia e instalação. Bárbara Paz recorre a materiais e elementos que integraram a sua vida após o acidente, como pó, vidro, ponto de sutura, cabelos e a base líquida, que a ajudaram a esconder as cicatrizes do seu rosto, e recorre ainda à performance, que o público poderá assistir diariamente. Nesta exposição, a artista tece uma narrativa sobre o próprio corpo e expõe a quantidade de "eus" que habitam a sua pele.

Paralelamente, no dia 9 de maio, no Cinema Ideal, Bárbara Paz vai apresentar o documentário "Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou", uma estreia nacional sobre a fase final da vida do seu marido, o célebre realizador argentino-brasileiro Hector Babenco, autor de obras emblemáticas como "Pixote, a Lei do Mais Fraco" (1980) ou "O Beijo da Mulher Aranha" (1984). Este filme teve estreia no Festival de Veneza em 2019, onde recebeu o Prémio Melhor Documentário Venice Classics e foi indicado para representar o Brasil como melhor filme internacional nos Óscares 2020.

Em Portugal, Bárbara Paz participou no Festival Folio em 2019, onde apresentou o livro "Babenco - Solilóquio a Dois Sem Um", que reúne histórias da sua vida com o realizador e alguns poemas inéditos de Babenco. Este é o regresso de Bárbara Paz ao nosso país, cuja carreira se tem pautado pela transdisciplinaridade, trabalhando em teatro, cinema e televisão, como atriz, produtora e realizadora. Em 2013, recebeu do Ministério da Cultura a Medalha Cavaleiro 2013, Honra ao Mérito Cultural do Ministério da Cultura.

A exposição "Auto-acusação" vai estar patente na Appleton até ao dia 16 de maio, sendo que na finissage haverá uma conversa entre a artista e Luisa Duarte, crítica de arte e curadora.

5ª feira, 16 de Maio, 18h00: Conversa entre Luisa Duarte e Bárbara Paz
Lisboa
Appleton
Bárbara Paz: Auto-acusação

Contactos


Address

Lisboa
+351210993660
A Appleton nasce em 2007 e é um lugar de experimentação e aprendizagem, preparado para receber, promover e apresentar as mais diversas manifestações artísticas contemporâneas. Tendo como património os onze anos da Appleton Square assume desde setembro de 2018 uma posição claramente complementar às galerias comerciais e outras instituições, como espaço independente, sem fins lucrativos, que pretende continuar a contribuir para a produção, reflexão e divulgação do pensamento e da prática artística contemporânea.

A sua programação que passa por áreas artísticas tão diversas como artes plásticas, vídeo-arte, performance, dança, cinema, teatro e música, divide-se entre SQUARE, associada à espacialidade do white cube da sua sala no piso 0, BOX, com um carácter mais experimental, que maioritariamente acontece na sala do piso -1, e GARAGEM, uma programação desenhada pelos músicos Manuel Mota e David Maranha, assumidamente nómada, que se dedica exclusivamente à apresentação de projectos ligados à música e arte sonora.
Em 2020 é lançado o Appleton podcast, um programa de conversas dirigidas por Vera Appleton e que pretende “dar voz” a todo o tipo de agentes do sistema artístico português. No mesmo ano, em plena pandemia, cria o serviço educativo Sandbox, que tem um trabalho activo não só na pedagogia associada à experiência no espaço expositivo através de QR codes disponíveis no espaço, assim como na relação estabelecida com Colégios, Escolas e Universidades. A partir de 2022 passa a receber artistas em formato de residência de criação, que têm um maior período temporal dedicado à produção e montagem no espaço.

Como entidade sem fins lucrativos a Appleton mantém-se direcionada para apoios privados que garantam a sua sustentabilidade, assumindo que os apoios públicos são primordialmente vocacionados para suportar os artistas, as equipas, e finalmente a produção e materialização das obras de arte que ali são apresentadas.

VER MAIS


VER MENOS

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Bárbara Paz: Auto-acusação

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Bárbara Paz: Auto-acusação
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile