TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a continuar a ajudar a comunidade na busca de oportunidades, e a continuar a levar-te conteúdos de qualidade.

Ajuda-nos a continuar a ajudar a comunidade na busca de oportunidades, e a continuar a levar-te conteúdos de qualidade.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Exposições

/

Artes Plásticas / Artes Visuais

Catarina Mil-Homens: Ressintonização Afetiva

Partilhar

Catarina Mil-Homens: Ressintonização Afetiva

Data

21 maio - 20 junho

Local


Appleton (Rua Acácio Paiva 27 r/c)
Lisboa

Preço

0

Bilhete

Comprar

Sinopse

A exposição Ressintonização Afetiva é uma nova instalação desenvolvida para o espaço da Appleton box que aprofunda e dá continuidade à investigação desenvolvida pela artista, centrando-se na exploração do papel da consciência na relação entre mente e corpo com especial interesse no impacto direto que esta relação tem nas emoções, na saúde e nas construções sociais, de identidade e de possíveis futuros.

Em Ressintonização Afetiva apresenta-se a construção de uma instalação multidisciplinar a fim de criar um ambiente coeso e imersivo decorrente da interação das obras justapostas pela luz e movimento das projeções de vídeo. Estas projeções são desenhos em movimento no caso das animações frame by frame e desenhos projetados que fortalecem a unidade da instalação e que na sua totalidade perfazem o desenho de luz da exposição.

Este novo espaço resultante da instalação pode admitir a função de porta ou caminho, caminho que transporta de obra em obra e faz o convite a examinar as múltiplas conversas internas. A proposta para esta viajem introspetiva por caminhos e portas de um espaço sensorial que está para cá e para lá das obras, para cá e para lá do interior do individuo, apresenta-se como um convite ao exercício de tomada de consciência da ligação mente-corpo e os múltiplos desdobramentos que tal relação tem no bem-estar individual e consequentemente coletivo.

O objetivo é trabalhar para que esta ideia saia do campo da imaterialidade e se traduza em conhecimento empírico e numa prática diária que tem um impacto direto nas emoções, na saúde e nas construções sociais, de identidade e de novos possíveis futuros.

A investigação contínua, que é a estrutura interna e linha condutora do processo criativo, tem um forte interesse numa abordagem mística aliada a referências científicas e literárias que se estendem pela filosofia, medicina, ciência, poesia e investigação acadêmica. Inclui autores como António Damásio, Gabor Maté e Thomas Metzinger, acompanhados pelos reinos de William Blake, Fernando Pessoa e Aldous Huxley. A investigação é alimentada pelo interesse na interseção de temas, como práticas místicas/espirituais antigas e modernas, e os paralelos que podem ser estabelecidos com a ciência, particularmente a neurociência, e sua abordagem sobre o impacto na experiência humana pela experiência não material.

A obra é caracterizada por um profundo compromisso com as questões fundamentais que sustentam a nossa experiência do mundo ao nosso redor. Pretende explorar o impacto das experiências místicas na consciência e vivência humana, em como percebemos a tecnologia - tanto moderna quanto antiga, material e imaterial. Em última análise, o processo criativo é impulsionado pelo desejo de explorar os limites da experiência humana e ultrapassar as fronteiras do que atualmente entendemos sobre a natureza da realidade.

A prática artística multidisciplinar resultante abrange os mídias de instalação, desenho, vídeo, pintura e escultura, compondo um corpo de trabalho coeso, contínuo e imersivo. A essência desta prática artística reside no diálogo entre os diferentes mídias. Através dessa troca, encontrar diferentes formas de compreender o nosso entorno e mergulhar nas possibilidades de habitar dimensões múltiplas simultaneamente. Esse diálogo também é o motor da curiosidade por perspetivas alternativas, novas interpretações e potenciais futuros.

Catarina Mil-Homens
Maio 2024


Uma produção Balaclava Noir
Lisboa
Appleton
Catarina Mil-Homens: Ressintonização Afetiva

Contactos


Address

Lisboa
+351210993660
A Appleton nasce em 2007 e é um lugar de experimentação e aprendizagem, preparado para receber, promover e apresentar as mais diversas manifestações artísticas contemporâneas. Tendo como património os onze anos da Appleton Square assume desde setembro de 2018 uma posição claramente complementar às galerias comerciais e outras instituições, como espaço independente, sem fins lucrativos, que pretende continuar a contribuir para a produção, reflexão e divulgação do pensamento e da prática artística contemporânea.

A sua programação que passa por áreas artísticas tão diversas como artes plásticas, vídeo-arte, performance, dança, cinema, teatro e música, divide-se entre SQUARE, associada à espacialidade do white cube da sua sala no piso 0, BOX, com um carácter mais experimental, que maioritariamente acontece na sala do piso -1, e GARAGEM, uma programação desenhada pelos músicos Manuel Mota e David Maranha, assumidamente nómada, que se dedica exclusivamente à apresentação de projectos ligados à música e arte sonora.
Em 2020 é lançado o Appleton podcast, um programa de conversas dirigidas por Vera Appleton e que pretende “dar voz” a todo o tipo de agentes do sistema artístico português. No mesmo ano, em plena pandemia, cria o serviço educativo Sandbox, que tem um trabalho activo não só na pedagogia associada à experiência no espaço expositivo através de QR codes disponíveis no espaço, assim como na relação estabelecida com Colégios, Escolas e Universidades. A partir de 2022 passa a receber artistas em formato de residência de criação, que têm um maior período temporal dedicado à produção e montagem no espaço.

Como entidade sem fins lucrativos a Appleton mantém-se direcionada para apoios privados que garantam a sua sustentabilidade, assumindo que os apoios públicos são primordialmente vocacionados para suportar os artistas, as equipas, e finalmente a produção e materialização das obras de arte que ali são apresentadas.

VER MAIS


VER MENOS

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Catarina Mil-Homens: Ressintonização Afetiva

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

01 República Portuguesa
02 Direção Geral das Artes
03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Catarina Mil-Homens: Ressintonização Afetiva
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile