TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Espetáculos

/

Circo

Infinito + Lutum + DIAPHANA [Mostra Estufa]

Cia Juan Fresina Scotto + Arrel Guevara + DIAPHANA

Partilhar

Infinito + Lutum + DIAPHANA [Mostra Estufa]

Data

28 - 29 Novembro

Local


Teatro Campo Alegre
Porto

Preço

7€

Sinopse

Infinito é uma criação de circo contemporâneo que explora o conceito do infinito através de fitas aéreas. Três personagens habitam um espaço, onde o tempo se distorce, o cosmos se expande, e o eterno retorno inspira o movimento. Combinando artes circenses e pensamento científico, a obra cria uma experiência visualmente impactante. Corpos suspensos tornam-se metáforas da busca humana por sentido, navegando entre o conhecimento e o mistério, entre o real e o intangível. — Cia Juan Fresina Scotto

Lutum oferece uma experiência cénica crua, orgânica e digital, que se revela sob o olhar dos espectadores, através de um corpo circense que dialoga com guarda-chuvas, balões, câmaras e video-projeções. A partir do ânus — território penetrável e vulnerável à violência sexual fora das normas —, a obra propõe-se a tocar em discriminações, feridas e medos, mas também em sortes, alianças e belezas. O público é convidado a contemplar a fragilidade e a metamorfose do corpo, revelando como a conceção da morte, associada à ideia de doença, mantém uma relação análoga — e anal — com a sexualidade e com o questionamento de género. — Arrel Guevara

DIAPHANA é uma epifania. Volátil e instável. Incerta e frágil. Translúcida e honesta como uma garrafa de vidro vazia. Equilíbrio, segundo a física, é um estado de repouso ou de movimento invariável de um corpo. O ato de se equilibrar é também uma técnica circense que consiste na manutenção de um corpo sobre determinado aparelho ou objeto em condição de equilíbrio escasso. Em DIAPHANA, garrafas de vidro vazias de outrora tornam-se matéria para uma relação de introspeção e euforia. Estar sozinha em DIAPHANA não significa a ausência de outros corpos, mas a intensa presença de si própria sob tensão e equilíbrio. DIAPHANA é um descaminho para chegar até aqui. — Jessica Lane
Porto
Teatro Municipal do Porto
Infinito + Lutum + DIAPHANA [Mostra Estufa]

Contactos


R. do Bonjardim 143, 4000-440 Porto
Porto
223392200

Em 2023, sob a codireção artística de Cristina Planas Leitão e Drew Klein, o Teatro Municipal do Porto (TMP) reafirmou o seu compromisso de fortalecimento do discurso artístico e de desafio ao papel da arte na sociedade, num diálogo permanente com a cidade.

O TMP, através dos seus dois polos — Rivoli e Campo Alegre —, apresenta uma programação multidisciplinar, aberta a um vasto leque de latitudes e de públicos, concretizando a estratégia definida pelo Pelouro da Cultura do Município do Porto, desde a sua reabertura em setembro de 2014, sob a direção artística de Tiago Guedes.

Com uma clara missão de coproduzir, apresentar e apoiar a comunidade artística local, nacional e internacional, o TMP pretende, acima de tudo, consolidar-se como plataforma para o desenvolvimento de relações efetivas e de práticas criativas sustentadas, numa constante triangulação entre artistas, públicos e o lugar da instituição.

Movido pela ideia de como podem os teatros mostrar realidades, pretende afirmar os seus polos e espaços como lugares de possibilidade para diálogos que transponham paredes, fazendo com que o Porto entre numa discussão acesa com o mundo, com sentido de tempo e de interseção.

Moldado pela realidade e pela forma como os contextos políticos, sociais e identitários motivam novas narrativas e oferecem perspetivas distintas, a sua programação apresenta obras com uma amplitude variada na sua escala e disciplinas, dentro do campo contemporâneo, com um sentido de coragem no seu conteúdo ou na sua forma.

Usando palavras-chave em vez de disciplinas, no TMP, acreditamos numa experiência fluida que transita pelos corpos numa existência individual e coletiva, no teatro como ferramenta de criação de novas linguagens para palcos grandes, pequenos e não convencionais — é poético, mas desafiante, é híbrido, mas relacionável.

Juntamente com o DDD — Festival Dias da Dança e o centro de residências artísticas e espaço de trabalho para as artes performativas, CAMPUS Paulo Cunha e Silva, o TMP integra o Departamento de Artes Performativas da Ágora — Cultura e Desporto do Porto E.M./Município do Porto.

VER MAIS


VER MENOS

Mais em 

Teatro Municipal do Porto

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Infinito + Lutum + DIAPHANA [Mostra Estufa]

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Infinito + Lutum + DIAPHANA [Mostra Estufa]
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile