Cineclube Albardeira | E Tudo o Vencedor Levou
06 + 13 + 20 + 27 Mai | 21:00 | 3€
Cinema | Sala Estúdio TMO
Maio, no Cineclube Albardeira, é mês de vitórias: chamem-lhes Globos de Ourém, mas aqui não fazemos cerimónia. Do palmarés de 2024 para o Teatro Municipal, eis alguns dos filmes mais distinguidos dos últimos tempos – vitoriosos nos Óscares, nos festivais internacionais e muito além.
06 MAI | SING SING (2023, Greg Kwedar) - Melhor Elenco no Festival de Austin 2025 + PERCEBES (2024, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves) - Melhor Curta-Metragem no Festival de Annecy 2024
A cumprir pena por um crime que não cometeu, Divine G procura o seu propósito de vida num grupo de teatro com outros reclusos. “Sing Sing” é uma carta de amor ao palco; uma revelação dos poderes da arte e da amizade, dentro de uma prisão de segurança máxima.
“Percebes”, curta–metragem pré-nomeada para os Óscares, abre a sessão: com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos o ciclo completo da vida de um molusco especial.
13 MAI | O QUARTO AO LADO (2024, Pedro Almodóvar) — Leão de Ouro no Festival de Veneza 2024
Julianne Moore e Tilda Swinton defrontam-se no mais recente filme de Pedro Almodóvar. Ingrid e Martha são as suas personagens: grandes amigas que, apartadas pelo tempo, voltam a cruzar caminhos – numa situação extrema.
20 MAI | FLOW – À DERIVA (2024, Gints Zilbalodis) - Melhor Filme de Animação nos Óscares 2025 + COM AMOR, MEDO (2024, Telmo Soares) - Prémio Indiemusic no Indielisboa 2025
“Flow” mostra-nos o mundo à beira do fim – e das consequências para um gato, ao ver a sua casa destruída por uma cheia catastrófica. Solitário por natureza, encontra refúgio num barco habitado por diversas espécies; com elas terá de colaborar, numa aventura sem infantilizações nem diálogos.
Telmo Soares, realizador leiriense, dá-nos a conhecer num breve documentário os 5ª Punkada: uma banda que nos tira o tapete e nos ensina empatia. Em digressão pela Europa, dão-se a conhecer intimamente e abrem uma janela para o mundo do artista com deficiência.
27 MAI | A SUBSTÂNCIA (2024, Coralie Fargeat) — Melhor Atriz nos Globos de Ouro 2025
Um filme para desmentir quem reduz Demi Moore ao cinema “de pipocas”; um acesso de fúria contra a sociedade que condena as mulheres por envelhecerem. Numa embalagem satírica e de terror corporal, esta é a história de uma celebridade que decide rejuvenescer, usando uma droga do mercado negro. O que é que poderia correr mal?