O som procura uma imagem, o movimento sintoniza-se num ritmo: é um caso de longa data. Música e cinema dão as mãos no regresso do Cineclube Albardeira ao TMO, com uma nova morada: na Sala Principal, abrimos uma janela para o musical à francesa, para as discotecas portuguesas dos anos 1990, para as canções das nossas vidas - e até para uma vida a quem a música é roubada.
07 Out | As Donzelas de Rochefort (1967, Jacques Demy)
Mi, fá, sol, lá, mi, ré: bem-vindos ao mundo tecnicolor de Delphine e Solange, irmãs gémeas. Professoras de dança e música, sonham com uma carreira em Paris, mas o amor tenta trocar-lhes as voltas - e também à sua mãe. Um clássico do realizador Jacques Demy, com a banda sonora inesquecível de Michel Legrand, e coreografia de Gene Kelly.
14 Out | Paraíso (2025, Daniel Mota) - Seguido de conversa com Realizador e Produtores
No início dos anos 1990, vivemos a nossa própria explosão da música de dança. Raves de proporções épicas e um som inovador deram origem ao que publicações estrangeiras designaram “música underground de um paraíso chamado Portugal”. Um documentário repleto de imagens exclusivas e entrevistas a DJs, produtores, bailarinos e promotores.
21 Out | O Som do Metal (2019, Darius Marder) - Escolha do Público
Durante uma série de concertos, Ruben, um baterista de punk metal, apercebe-se de que está a perder a sua audição. Quando um especialista o informa de que a sua condição irá piorar gradualmente, Ruben pensa que a sua carreira musical chegou ao fim - e que o mesmo se aplica à sua vida.
28 Out | As Canções (2011, Eduardo Coutinho)
Qual a canção da nossa vida? Aqui estão cidadãos comuns a responder a essa questão, vasculhando no seu baú musical: ouvimo-los cantar Roberto Carlos, Tom Jobim e Jorge Ben, a que imprimiram as suas memórias de amor, perda, autodescoberta ou desilusão. Para cada melodia, um sorriso ou uma lágrima, uma prova de humanidade.