Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Recursos
Workshops
Crítica
Workshop Coffeepaste
Partilhar
Datas de realização
24 e 25 de outubro 2024
10h00-17h00
Local
Destinatários
Bailarinos, performers, atores, profissionais/estudantes.
Preço
115 €
Sinopse
"A liberdade não consiste só em seguir a sua própria vontade, mas às vezes também em fugir dela"
~Kobo Abe, romancista japonês.
Neste workshop de composição coreográfica, Lander irá orientar exercícios que desenvolvem capacidades performativas a partir da ideia de jogo. O jogo enquanto plataforma que delimita os parâmetros de ação e por isso estimula a imaginação, criatividade e curiosidade. Jogos rítmicos, físicos, jogos de palavras, desafios de espaço e musicalidade irão ajudar-nos a desenvolver ferramentas para operar entre o rigor e a audácia.Vamos aventurar-nos em exercícios de dança-jogo em que a ficção e fricção serão as maiores aliadas na missão de alargar as nossas fronteiras de liberdade performativa. Vamos suar muito. Vamos emancipar o ânimo.
Condições e Normas de Participação
Política de descontos (não acumuláveis)
- Inscrição antecipada (até 23 de setembro): 5% (aplicável apenas na modalidade de inscrição normal)
- Ex-alunos Coffeepaste ou estudantes: 10%
- Inscrição de grupo (2 ou 3 pessoas): 12,5% ou 15%, respetivamente
- Membro Coffeepaste ("Café Cheio" e "Galão"): 20% (saber mais: https://www.patreon.com/coffeepaste)
Apoio
Com
Nasce no Brasil em 1989 e muda-se ainda durante esse ano para Portugal. Foi federado em voleibol para rematar a asma crónica, acabando por se formar em dança. Integrou a Escola de Dança do Conservatório Nacional, licenciou-se pela Escola Superior de Dança e teve formação na ArtEZ hogeschool voor de kunsten.
A atribuição do 1o prémio no Festival Koreografskih Minijatura (Sérvia) com a peça Noodles Never Break When Boiled (2012) motivou-o a persistir na criação coreográfica. Tem vindo a colaborar com artistas como Luís Guerra, Tomaz Simatovic, Marlene Monteiro Freitas e Margarida Bettencourt. Em 2010, na Escola Superior de Dança conhece Jonas Lopes, dando os dois início à sua colaboração como co-criadores. O trabalho Jonas&Lander é reconhecível no panorama da dança portuguesa, como uma obra com forte assinatura de autor, com contornos singulares explorando a fundição entre as distintas artes cénicas. O percurso da dupla conta já com um variado leque de peças de autor como Cascas d’OvO (2013), Matilda Carlota (2014), Arrastão (2015), Adorabilis (2017), Lento e Largo (2019) e Coin Operated (2019). Veem duas das suas peças eleitas para Aerowaves Priority Company, ganham o 2º prémio no No Ballet International Choreography Competition (AL) e encontram-se nomeados pela SPA na categoria de melhor coreografia de 2019, com Lento e Largo.
Em 2015 fundam a Sinistra, uma casa de fados situada na vila de Sintra e cuja estrutura legal funciona atualmente como casa de produção ao trabalho autoral de Jonas&Lander. Integram ainda na série documental da RTP2 Portugal que Dança (2017) e participam no filme Body Buildings, em 2020. No mesmo ano, Jonas&Lander iniciam o processo de criação de Bate Fado, que estreia em 2021 e é nomeado pelos jornais Público e Expresso como “Melhor Espetáculo de Dança de 2021”.
VER MAIS
VER MENOS
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios