Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
As associações Plateia e MUTIM exigiram hoje ao Governo medidas urgentes para combater o assédio no meio artístico, através da criação de um canal de denúncias específico e de um código de conduta para o setor.
Num apelo dirigido às ministras da Cultura e do Trabalho, as associações de defesa dos profissionais da Cultura destacam a necessidade de um “sistema de proteção” e de “alterações legislativas eficazes” que contribuam para reduzir os casos de assédio. A iniciativa surge na sequência do aumento de denúncias no setor, nomeadamente a partir de 2024, com especial incidência na área da música.
As duas estruturas propõem ainda a criação de um Código de Boa Conduta que inclua trabalhadores independentes, a criminalização clara de todas as formas de assédio e o reforço dos recursos da Autoridade para as Condições do Trabalho.
A carta enviada ao Governo conta com o apoio de cerca de vinte entidades do setor cultural, entre as quais se destacam a Academia Portuguesa de Cinema, o Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos, bem como os festivais DocLisboa, IndieLisboa e MOTELX.
Foto: © Cristian Castillo
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios