Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O espetáculo de dança “Carcaça”, de Marco da Silva Ferreira, será apresentado em Estocolmo, Suécia, nos dias 2, 3 e 4 de outubro, antes de seguir para o Japão e Coreia do Sul ainda este ano, e chegando a França no início de 2026, anunciou o coreógrafo e bailarino português.
Segundo informação disponível na página oficial do artista, natural de Santa Maria da Feira, “Carcaça” mantém a sua digressão internacional depois de passar, só este ano, por várias cidades do Reino Unido, Austrália, França, Itália, Alemanha e Canadá.
Em 2026, a peça tem já confirmadas apresentações em Saint-Quentin-en-Yvelines, Annecy, Narbonne, Albi, Toulouse e Avignon, em janeiro e fevereiro.
Estreado no Teatro Rivoli, no Porto, em outubro de 2022, “Carcaça” conta com dez intérpretes e dois músicos em palco. A criação utiliza a dança como ferramenta de pesquisa sobre comunidade, identidade coletiva, memória e cristalização cultural, partindo do footwork ligado ao clubbing e aos balls, e aproximando-se das danças folclóricas, padronizadas e transmitidas de geração em geração.
O espetáculo tem vindo a receber reconhecimento nacional e internacional: foi distinguido em 2023 com o Prémio de Melhor Coreografia da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e valeu a Marco da Silva Ferreira um lugar de finalista na primeira edição do Prémio Internacional de Dança Rose 2025, lançado pelo teatro londrino Saddler’s Wells.
Descrita como uma reflexão sobre a identidade portuguesa a partir do cruzamento entre danças folclóricas e linguagens contemporâneas, “Carcaça” confirma a afirmação internacional do percurso de Marco da Silva Ferreira.
Nascido em 1986, em Santa Maria da Feira, o coreógrafo licenciou-se em Fisioterapia, mas cedo dedicou a sua carreira às artes performativas. Venceu o concurso televisivo “Achas que Sabes Dançar” em 2010 e, desde então, tem colaborado com nomes como André Mesquita, Hofesh Shechter, Sylvia Rijmer, Tiago Guedes, Victor Hugo Pontes, Paulo Ribeiro e David Marques.
Foto: © José Caldeira
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios