Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A iniciativa “Cinema em Festa” está de regresso na próxima semana, entre segunda-feira e quarta-feira, com bilhetes de cinema a preços reduzidos em mais de 420 salas por todo o país. Organizada pela Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC), a campanha oferece entradas a 3,5 euros para todos os filmes em exibição nos cinemas aderentes.
Apesar da adesão massiva, as salas dos distritos de Beja e Portalegre não participarão este ano. A APEC esclareceu que, por se tratar de uma adesão voluntária, esses distritos ficaram de fora por não existirem, até à data, cinemas que tenham decidido participar. De acordo com a associação, nestas zonas predominam auditórios com programação pontual de cinema.
Segundo os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), referentes a abril, Portugal conta com 528 salas de cinema, com um total de 101.557 lugares. A exibidora NOS Cinemas detém a maior quota de mercado, com 41,3%. Entre os 18 distritos de Portugal continental, apenas Bragança e Portalegre não têm salas exploradas por privados, sendo geridas pelas câmaras municipais. Já Beja possui apenas uma pequena sala com gestão privada.
Este ano, a “Cinema em Festa” alia-se à Academia Portuguesa de Cinema para trazer de volta às salas os filmes nomeados ao Prémio Sophia de Melhor Filme. Durante os três dias da iniciativa, os espectadores poderão rever longas-metragens como Grand Tour, de Miguel Gomes, A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora, O Teu Rosto Será o Último, de Luís Filipe Rocha, e Revolução (sem) Sangue, de Rui Pedro Sousa.
A par destas reposições, mantêm-se em cartaz várias produções nacionais, incluindo A Savana e a Montanha, de Paulo Carneiro, Camarada Cunhal, de Sérgio Graciano, o documentário O Palácio de Cidadãos, de Rui Pires, e Sonhar com Leões, de Paolo Marinou-Blanco, estreado esta semana.
Entre os cinemas aderentes estão as principais redes do país — NOS Cinemas, UCI, Cineplace, Castello Lopes e Cinema City — além de salas independentes como o Cinema Trindade (Porto), Cinema Ideal e Cinema Fernando Lopes (Lisboa), Casa do Cinema de Coimbra, Cinemax (Penafiel) e outros espaços culturais regionais.
Em comunicado, Fernando Ventura, diretor-geral da APEC, sublinha que a iniciativa pretende “congregar os diversos agentes do cinema em torno de uma iniciativa que contribua para o desenvolvimento das diversas vertentes do Cinema em Portugal, designadamente da realização, produção, distribuição e exibição”.
Em 2024, o preço médio de um bilhete de cinema em Portugal era de 6,19 euros. No mesmo ano, o setor registou 11,8 milhões de espectadores e 73,3 milhões de euros de receita de bilheteira, segundo o ICA.
Foto: Still de "Grand Tour"
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios