TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Coreógrafa Tânia Carvalho estreia três peças de dança em Guimarães e em Lyon

Por

 

LUSA
February 3, 2026

Partilhar

Coreógrafa Tânia Carvalho estreia três peças de dança em Guimarães e em Lyon

A coreógrafa Tânia Carvalho vai estrear três criações em fevereiro, duas no Festival Internacional de Dança Contemporânea de Guimarães – GUIdance, e uma com a jovem companhia do Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Lyon, em França.


Em Guimarães, irão ser estreados os solos "O Gesto do Falcão” e “O Sono da Montanha", no dia 12 de fevereiro, às 21:30, no grande auditório do Centro Cultural Vila Flor, no âmbito do GUIdance, segundo a programação do festival.


As peças "O Sono da Montanha" e "O Gesto do Falcão" são dois novos solos da coreógrafa Tânia Carvalho em estreia absoluta que serão apresentados em conjunto.


Concebidas especificamente para dois bailarinos com quem Tânia Carvalho tem uma relação próxima - Bruno Senune e Marta Cerqueira -, as duas coreografias exploram a experiência e individualidade de cada um dos intérpretes.


A proposta artística foca-se na expressividade do movimento e na forma como cada intérprete vivencia a respetiva peça de maneira singular, “transformando os solos em performances que transcendem as suas próprias expectativas”, segundo a descrição da organização do GUIdance.


Ainda em fevereiro, a coreógrafa irá estrear uma nova obra, intitulada “La Roue”, criada para a companhia de bailado juvenil do Conservatório Nacional Superior de Música e Dança (CNSMD) de Lyon, em França, e que será integrada na digressão da temporada do grupo ao longo do ano.


"La Roue" é uma criação contemporânea desenhada especificamente para a companhia de jovens bailarinos com quem Tânia Carvalho trabalhou em estúdio, juntando-se na temporada a outras obras de coreógrafos como Adi Boutrous e Mathieu Guilhaumon, no programa do mesmo espetáculo.


Em setembro do ano passado, a coreógrafa também colaborou com alunos do CNSMD Lyon na peça "Tout n'est pas visible, tout n'est pas audible", apresentada no Museu de Belas Artes de Lyon, para celebrar o centenário de Pierre Boulez (1925–2016), um dos compositores mais influentes do século XX.


Tânia Carvalho, “fervorosa criadora de frescos humanos, tece com sensibilidade e expressividade os reflexos do inconsciente através de conjuntos dançados, repletos de beleza e estranheza”, refere um texto sobre o trabalho da criadora publicado no sítio 'online' do CNSMD.


De acordo com a Agência 25, que representa a artista, Tânia Carvalho apresentará “O Gesto do Falcão” e “O Sono da Montanha” em 21 de fevereiro, no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, Madeira, e, em setembro, no Circular Festival, em Vila do Conde.


Tânia Carvalho iniciou aulas de dança clássica aos cinco anos, a que se seguiram de dança contemporânea, ainda antes de fazer o curso da Escola Superior de Dança de Lisboa e o Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea Fórum Dança. Fez ainda o Curso de Coreografia da Fundação Calouste Gulbenkian.


Como coreógrafa e intérprete criou peças como "Danza Ricercata" (2008), "Der Mann Ist Verrückt" (2009), "Olhos Caídos" (2010), "A Tecedura do Caos" (2014), e, em anos mais recentes, “Versa-vice” (2023), "Batimento" (2024) e “Ventre do Vulcão” (2025).


É também criadora dos projetos musicais “Trash Nymph” e “Moliquentos”, e cofundadora do coletivo de artistas Bomba Suicida.


No seu trabalho tem também colaborado, tanto em interpretação como criação, com coreógrafos como Luís Guerra de Laocoi, Francisco Camacho, Carlota Lagido, Clara Andermatt, David Miguel, Filipe Viegas e Vera Mantero.


Em 2018, Tânia Carvalho foi alvo de um ciclo de homenagem sobre os seus 20 anos de carreira, que contou com a apresentação das suas criações mais emblemáticas e de novas obras, no Teatro Camões, pela Companhia Nacional de Bailado, e nos teatros municipais Maria Matos e São Luiz, em Lisboa.


Em 2022, no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França, o Théâtre de la Ville, em Paris, dedicou-lhe igualmente um programa especial, apresentando diferentes criações ao longo do ano.


Em 2023, foi condecorada pelo Ministério da Cultura de França com as insígnias de Chevalier de L’Ordre des Arts et des Lettres.


Foto: © Rui Palma

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Coreógrafa Tânia Carvalho estreia três peças de dança em Guimarães e em Lyon

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Coreógrafa Tânia Carvalho estreia três peças de dança em Guimarães e em Lyon
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile