TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Entrevistas

Cucha Carvalheiro e Sandra Faleiro - Entrevista

November 12, 2015

Partilhar

Cucha Carvalheiro e Sandra Faleiro - Entrevista
600_Jardim-Zoologico

Entrevista a Cucha Carvalheiro (actriz/ Amanda neste espectáculo) e a Sandra Faleiro (encenadora), na semana da estreia de O Jardim Zoológico de Cristal de Tennessee Williams. Esta entrevista foi-nos gentilmente cedida pelo Teatro S. Luiz, a quem agradecemos.

Já tinham trabalhado este texto de Tennessee Williams. Era uma vontade antiga? Qual das duas quis trabalhar este texto?

Cucha Carvalheiro: Nunca tinha trabalhado este texto, a Sandra Faleiro tinha-o trabalhado como actriz (interpretou a personagem Laura, numa encenação do Diogo Infante para a sala estúdio do Teatro Nacional D. Maria II). Desafiei a Sandra para me dirigir neste texto e escolher os restantes intérpretes e equipa criativa.

Sandra Faleiro: Já. Este trabalho surgiu de um convite feito pela Cucha, numa pausa para um café. Foi completamente espontâneo e como eu gosto muito do Tennessee Williams, disse logo que sim.
Pensei que seria interessante voltar a este texto como encenadora.

Sandra Faleiro Sandra Faleiro


Como tem sido trabalhar/ regressar a esta peça? O processo criativo tem sido tranquilo?

Cucha Carvalheiro: Conseguimos reunir uma equipa muito focada e coesa, fomos partilhando as nossas dúvidas, dificuldades e angústias, acho que, em nome de todos, posso dizer que foi um processo tranquilo e alegre.

Sandra Faleiro: Todos os processos têm um lado tempestuoso e de procura mas o grupo de pessoas que faz parte deste processo é incrível, o que nos permitiu, a todos, estar a trabalhar com uma grande entrega e serenidade.

Já trabalharam outros textos de Tennessee Williams? O que há de diferente neste texto em relação a outras obras do mesmo autor?

Cucha Carvalheiro: Eu sou uma apaixonada pelo teatro de Tennessee Williams, mas apenas tinha trabalhado, quer como actriz, quer como encenadora, algumas das suas peças curtas. Parece-me que n’ O Jardim Zoológico de Cristal o autor pretende, ao colocar a memória do narrador como motor da acção, fugir ou distorcer (transgredir?) o realismo cru que encontramos em algumas das suas peças mais conhecidas.

Sandra Faleiro: Ainda não tive a sorte de trabalhar outras peças do Tennessee Williams mas adorava encenar Um Eléctrico Chamado Desejo. É uma peça mais sombria e com um ambiente violento. Parece-me mais extremada, e isso interessa-me.

Sendo esta considerada a peça mais autobiográfica de Tennessee Williams, sentes que ficaste mais próxima do autor durante este processo criativo? Não teria acontecido a mesma proximidade com outro texto?

Sandra Faleiro: Talvez. Durante a pesquisa que fiz, a dada altura, como existem muitos estudos sobre a vida de Tennessee Williams, a sensação que tive foi que ele me estava a contar segredos ao ouvido.
É um autor que me toca muito pelo seu lado humano e poético. É de uma delicadeza e de uma inteligência desarmantes.
Adorava poder continuar com ele pela noite dentro e falar da vida, dos encontros e desencontros e de como é difícil ser artista no mundo.

É também por esses motivos que dizemos tratar-se de uma ‘peça-memória’?

Sandra Faleiro: Sim, claro. Ele passou muitos anos a rever o texto. Talvez porque a nossa memória está sempre incompleta.

Tennessee Williams usa um universo do simbolismo e da poesia para nos transportar para um realismo social e emocial – este texto escrito na primeira metade do Século XX reflecte ou não a crise das sociedades contemporâneas?

Sandra Faleiro: Com certeza. Estamos numa época de grande depressão. Não há esperança e temos medo do amanhã, tal como as personagens.

Cucha Carvalheiro Cucha Carvalheiro


… E nesse seguimento usamos uma frase de Amanda (a mãe) para perguntar: «as coisas têm (MESMO?) uma tendência para correr tão mal»?

Cucha Carvalheiro: Como na canção do José Mário Branco, “às vezes melhor, outras vezes pior”… Ou do Sérgio Godinho “pra melhor, está bem, está bem, pra pior já basta assim”…

Sandra Faleiro: Às vezes. Nunca se sabe. É um dos mistérios da vida.

Amanda, a mãe – é o pilar da família? Ou é um abanão às estruturas? É corajosa ou cobarde? Ou tem um pouco destas duas características?

Cucha Carvalheiro: A mãe, Amanda, é o pilar “moral” daquela família disfuncional, não é um abanão às estruturas, é, pelo contrário, uma representante e também vítima das estruturas.
É uma mulher corajosa, “que não estava preparada para o que o futuro lhe trouxe”, que se refugia num passado glorioso para fugir à dura realidade, mas trava “uma batalha solitária”, de acordo com as estruturas em vigor, para tentar que os filhos sobrevivam a uma situação económica precária,

Em 3 palavras, o que podemos ganhar com este espectáculo?

Cucha Carvalheiro: Poesia? Compaixão? Juízo?

Sandra Faleiro: Não penso nisso…

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Cucha Carvalheiro e Sandra Faleiro - Entrevista

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Cucha Carvalheiro e Sandra Faleiro - Entrevista
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile