TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

D. Maria II regressa ao Rossio em junho com programa de pré-abertura “Prólogo”

Por

 

COFFEEPASTE
December 4, 2025

Partilhar

D. Maria II regressa ao Rossio em junho com programa de pré-abertura “Prólogo”

O Teatro Nacional D. Maria II regressa ao Rossio no verão de 2026 com Prólogo, um programa de pré-abertura que decorre de 22 de junho a 25 de julho, marcando o início do reencontro entre o teatro e o seu público após mais de três anos de obras de requalificação. A reabertura oficial está marcada para 18 de setembro, com o arranque da Temporada 2026/2027.

Fechado desde janeiro de 2023, o D. Maria II prepara agora o regresso à sua casa histórica com visitas guiadas, oficinas, encontros, debates, experiências artísticas e ações de mediação. Até lá, mantém uma presença ativa em Lisboa e noutras regiões, com uma programação que ocupa todo o primeiro semestre do ano.

Entre janeiro e julho de 2026, o teatro apresenta espetáculos, atividades para escolas e públicos jovens, lançamentos editoriais, ciclos de formação, um evento de pensamento e vários projetos de arte participativa no Funchal, Lamego, Loulé e São João da Madeira, no âmbito do programa ATOS. A estratégia reforça a circulação e a aproximação a diferentes comunidades, mantendo a missão de disponibilizar oferta cultural diversificada em várias zonas do país.

A 27 de março, Dia Mundial do Teatro, estreia-se Filodemo, de Luís de Camões, encenado por Pedro Penim, na Sala Estúdio Valentim de Barros, no antigo Hospital Miguel Bombarda. O espetáculo integra as comemorações dos 500 anos do poeta e segue depois em digressão nacional. Ainda no mesmo espaço, entre 27 e 31 de maio, sobe a cena TOSHiiB4, criação de Luísa Guerra e vencedora da 8.ª Bolsa Amélia Rey Colaço.

O D. Maria II volta também a integrar grandes eventos do calendário teatral: apresenta uma parceria com o FIMFA Lx26 e participa no Festival de Almada com O Cume, do encenador Christoph Marthaler, em exibição a 17 e 18 de julho no Teatro Municipal Joaquim Benite.

No campo da criação para a infância, o projeto Boca Aberta leva Cabe mais um? e Não se pode! Não se pode! a mais de uma dezena de concelhos, culminando com apresentações em Lisboa entre 6 de maio e 21 de junho. As duas obras, desenvolvidas em colaboração com artistas de Lagos, Ourém e Ponte de Lima, têm encenação de Catarina Requeijo.

Em maio, o teatro ruma a Paredes para o Festival PANOS, que celebra 20 anos de prática teatral com jovens dos 12 aos 19 anos. A edição reúne mais de 50 grupos e textos originais de Ana Markl, Joaquim Arena e Mariana Jones.

O ponto alto deste semestre será Prólogo, que antecipa o regresso ao Rossio. Entre 22 de junho e 25 de julho, o público poderá revisitar o edifício, participar em oficinas e ações de mediação e assistir a novas experiências artísticas. O evento integra ainda a edição de 2026 do Cenários, marcada para 25 e 26 de junho. A programação detalhada será divulgada em breve.

Para Pedro Penim, Diretor Artístico do D. Maria II, este é “um período de transição e de escuta” que permitirá testar formas de acolhimento e preparar o reencontro com o público. “Prólogo pretende ser o ensaio do regresso a casa”, afirma.

A grande intervenção no edifício, financiada pelo PRR e avaliada em 9,8 milhões de euros, entra agora na fase final. O reforço orçamental aprovado em maio de 2025 tornou possível avançar com a remodelação do sistema de palco rotativo e do quadro da mecânica de cena da Sala Garrett, uma componente essencial para melhorar as condições técnicas e de segurança.

Segundo Rui Catarino, Presidente do Conselho de Administração, estas obras evitam um novo encerramento futuro e garantem que a Sala Garrett regressa ao público mais equipada e preparada para novas possibilidades cénicas.

A conclusão total da intervenção está prevista para o final de junho de 2026 - precisamente a tempo de abrir as portas para Prólogo e iniciar o percurso rumo à reabertura oficial em setembro.

Foto: © Pedro Macedo

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

D. Maria II regressa ao Rossio em junho com programa de pré-abertura “Prólogo”

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

D. Maria II regressa ao Rossio em junho com programa de pré-abertura “Prólogo”
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile