Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O coreógrafo e performer português Daniel Matos foi distinguido com o prémio DROP de Melhor Performance na 31.ª edição do Festival Internacional de Teatro – PUF, que decorreu na cidade de Pula, na Croácia. A obra premiada, A pedra, a mágoa, foi reconhecida pelo júri do festival pela sua “profunda integridade artística, poder expressivo e coragem criativa”.
A nova criação de Matos foi apresentada no passado dia 2 de julho, marcando a sua estreia internacional no prestigiado certame croata. Estreada em Portugal em 2024, no Teatro das Figuras, a peça integrou igualmente a programação da Plataforma Portuguesa de Artes Performativas, em Montemor-o-Novo.
Partindo da observação de pedreiras abandonadas no território nacional, A pedra, a mágoa estabelece um paralelismo entre a erosão das paisagens e a desagregação da estrutura familiar. Para o júri do festival, trata-se de uma obra que “funde precisão artística com intimidade crua, abrindo espaço para uma reflexão profunda”.
“Através de um minimalismo estético e do corpo como instrumento retórico de elevada ressonância, Daniel Matos intensifica o impacto emocional de experiências humanas universais”, acrescenta o júri, sublinhando ainda a qualidade visual da performance, que “evoca uma imagem pseudo-pastoral de forte poder simbólico, que permanece na memória”.
Natural de Lagos e nascido em 1996, Daniel Matos assume-se como uma das vozes emergentes da nova geração de criadores nacionais no domínio da dança contemporânea e das artes performativas.
A pedra, a mágoa conta com a colaboração dos performers Lia Vohlgemuth, Elia Pangaro e Joana Simões. A banda sonora original, inspirada em Debussy, é da autoria de João Galante aka Coolgate. A imagem e colaboração artística são assinadas por João Catarino, enquanto o desenho de luz e direção técnica ficaram a cargo de, respetivamente, Manuel Abrantes e Ana Carocinho. A produção é da responsabilidade da CAMA – associação cultural, em parceria com as produtoras Joana Flor Duarte e Diana Martins.
Entrevista Coffeepaste com Daniel Matos, sobre "A pedra, a mágoa"
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios