
As audições são uma parte muito importante e muitas vezes stressante da vida de um bailarino. Mais que numa entrevista de emprego, numa audição os bailarinos têm de mostrar versatilidade, capacidade técnica, e inteligência. Têm de agradar ao director da companhia e a critérios subjectivos e imprevisíveis relativos ao estilo criativo. Olhemos para o que podes fazer para te destacares.
1. Não abordes a audição como um concurso de dançaÉ vital perceber que nas audições não é o “melhor” bailarino (muito confundido com o bailarino mais técnico) que consegue o trabalho, mas o que melhor se encaixa nos critérios artísticos definidos pelo director da companhia e comité artístico.
Aborda as audições com confiança nas tuas capacidades específicas e faz um esforço para seres tu próprio quando danças – as tuas melhores capacidades virão ao de cima e dar-te-ão o trabalho na companhia certa.
2. Pesquisa a companhia/grupo de dança para o qual vais fazer a audiçãoA maioria dos bailarinos precisam de fazer várias audições até conseguirem um trabalho. O perigo é o pensamento ser “Aceitarei o que aparecer” em vez de “Farei audições nas companhias certas para mim”. O problema é que não tens qualquer ideia (ou muito pouca) de qual o estilo artístico que a companhia defende, que coreógrafos para ela trabalham, e qual o tipo de treino diário. Há enormes diferenças entre as várias companhias, e é extremamente importante que saibas para quem vais fazer a audição, para teres maiores hipóteses de te adaptares. Algo excelente que podes fazer é vê-los em palco.
3. Visualiza-te como membro da companhia na vésperaNa noite anterior à audição, deverás já saber o estilo da companhia, ritmo de treino diário, e a sua abordagem à dança. Tira 20 minutos para fechares os olhos em meditação activa, e visualiza-te como membro da companhia. Sê um deles, tem aulas com eles, ensaia com eles, interage com eles nos bastidores, está no palco com eles. Verás que te sentirás mais calmo e em paz no dia seguinte. Lembra-te que os directores procuram alguém que esteja à vontade com o estilo da companhia.
4. Não tentes mudar o teu corpo 2 dias antes da audiçãoEste é um erro muito comum que os bailarinos fazem: Uns dias antes da audição, decidem que tem de ter o aspecto perfeito. Então começam uma nova dieta, fazem exercício em excesso para terem novas formas e músculos, etc. Como resultado, na altura da audição estão muitas vezes exaustos, doridos, e sem energia. O caminho certo é fazer o oposto: Dormir bem, comer muito bem (proteínas suficientes, gorduras boas, e muitos vegetais – reduzir o açúcar tanto quanto possível), e treinar normalmente – nem mais nem menos. É importante que percebas que nada do que faças para mudar poucos dias antes da audição fará a diferença no teu visual. Eu vejo isso mais como auto-sabotagem. Sê esperto.
5. Come bem e testa as comidas que te dão energia mais duradoura nas aulasUma óptima maneira de te preparares para uma audição é testar (antes de uma aula) os alimentos que te dão mais energia sem te sentires pesado. Isto será diferente para cada um, por isso testa-o com antecedência. O que precisas de avaliar é:
- Quanto tempo antes da aula devo comer (1 hora, 30minutos,...?)
- Que alimentos me fazem sentir mais leve?
- Que alimentos me dão uma energia mais duradoura (a última coisa que queres é uma quebra de energia caso sejas seleccionado para a parte coreografada da audição)
- Que snacks funcionam melhor durante os intervalos?
- Quanta água preciso de beber para me sentir em condições? (pequenos golos frequentemente, normalmente funcionam melhor e mantêm o teu corpo hidratado sem se sentir cheio)
6. Lembra-te: Estão todos no mesmo barcoÉ fácil ficar impressionado com os outros bailarinos numa audição, especialmente nos 30 minutos antes da primeira aula. Verás pessoas mais flexíveis que tu, com mais técnica, parecendo muito confiantes, alguns com um melhor corpo, outros mais bem vestidos… e começarás a desvalorizar-te. O que precisas de ter em mente é que toda a gente está stressada, preocupada, ansiosa, a querer o trabalho, e a pensar as mesmas coisas sobre ti. Ao perceberes isto e ao parares de te preocupar com o que eles têm a oferecer e te focares nos teus atributos únicos, estarás quilómetros à frente da concorrência.
7. Usa a meditação para aliviar o stress antes da audição
O stress é um dos principais problemas que os bailarinos enfrentam numa audição. Por isso preparei uma meditação áudio para te resolver esse problema. A melhor forma de a usares é na noite antes, e 30 minutos a uma hora antes do inicio da audição. Já fez maravilhas para muitos bailarinos australianos, e estou certa que também gostarás. Podes saber mais no meu livro:
How To Be A Ballet Dancer.
No final de contas, o teu desempenho e preparação são apenas metade da decisão de te juntares a uma certa companhia. Se saíres de uma audição fortalecido, tendo aprendido coisas novas, e mais confiante das tuas capacidades como bailarino (sem depender do resultado da audição), serás um vencedor de qualquer forma!

O artigo de hoje foi escrito por Alexandra Cownie, autora do livro “
How To Be A Ballet Dancer”. Ela dedica-se a ensinar como ter uma vida saudável, a ter confiança e menos stress, à medida que se tornam profissionais.