TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Escritora Lídia Jorge recebe hoje Prémio Pessoa 2025

Por

 

LUSA
February 10, 2026

Partilhar

Escritora Lídia Jorge recebe hoje Prémio Pessoa 2025

A escritora Lídia Jorge recebe hoje o Prémio Pessoa, numa cerimónia que se realiza no átrio central da sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa.


A escritora foi distinguida em dezembro passado, na 39.ª edição do prémio atribuído pelo semanário Expresso.


O júri desta edição foi presidido por Francisco Pedro Balsemão e constituído por Paulo Macedo, presidente da comissão executiva da CGD, que patrocina o galardão, Ana Pinho, Ana Tostões, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Emílio Rui Vilar, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques.


Em ata, o júri realçou a “escrita criativa e diversificada" da autora de "Misericórdia", que "tem sido capaz de revelar o poder da literatura para ajudar a compreender os grandes desafios do mundo contemporâneo", assim como "a sua intervenção cívica corajosa", que "tem contribuído decisivamente para enriquecer o debate democrático na sociedade portuguesa”.


“A obra de Lídia Jorge incide sobre um espetro muito amplo de temáticas, desde o impacto de situações vivenciais extremas nos seus personagens à recriação de contextos que evocam momentos históricos decisivos da vida portuguesa do último século, em particular no período pós-25 de Abril [de 1974], como a descolonização, a transição da ditadura para a democracia, a exclusão social e a emergência de novos fenómenos de discriminação e fratura social”, lê-se na decisão do júri.


Nascida há 79 anos em Boliqueime, no Algarve, Lídia Jorge estreou-se no romance em 1980 com “O Dia dos Prodígios”. Ao longo da carreira, recebeu os mais importantes prémios literários portugueses e internacionais, como o Prémio Médicis de Melhor Romance Estrangeiro publicado em França, por “Misericórdia”, em 2023, e o Prémio FIL de Literatura em Línguas Românicas em 2020, de Guadalajara, um dos mais importantes da América Latina.


Ao Prémio Pessoa juntam-se outras distinções que a autora de “O Vale da Paixão” (1998) e "Os Memoráveis" (2014) tem recebido, designadamente, os prémios da Latinidade, da União Latina e Luso-Espanhol de Arte e Cultura.


O Estado português condecorou-a com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e França com a comenda da Ordem das Artes e Letras.


O Prémio Pessoa tem um valor monetário associado de 70 mil euros.


A cerimónia de hoje, com início marcado para as 19:00, tem prevista a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que nomeou a escritora para o Conselho de Estado em 2021, após a morte do professor e ensaísta Eduardo Lourenço, em dezembro de 2020.


Foto: © Wikipedia

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Escritora Lídia Jorge recebe hoje Prémio Pessoa 2025

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Escritora Lídia Jorge recebe hoje Prémio Pessoa 2025
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile