Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Dois filmes com ligação a Portugal - O Riso e a Faca, de Pedro Pinho, e Magalhães, de Lav Diaz - fazem parte da programação oficial da 63.ª edição do Festival de Cinema de Nova Iorque, que decorre entre 26 de setembro e 13 de outubro, anunciou hoje a organização.
Depois de passarem pelo Festival de Cannes, as duas obras integram agora um dos mais prestigiados eventos cinematográficos dos Estados Unidos, que se destaca por não atribuir prémios, privilegiando antes a celebração da arte cinematográfica.
O Riso e a Faca, segunda longa-metragem de ficção do realizador português Pedro Pinho, é uma coprodução entre Portugal, Brasil, França e Roménia. O filme segue Sérgio, um engenheiro ambiental português que trabalha numa ONG em África, num projeto de construção de uma estrada entre o deserto e a selva. Em Cannes, o filme já conquistou reconhecimento, com a atriz Cleo Diára a vencer o prémio de Melhor Atriz na secção Un Certain Regard.
Já Magalhães, do cineasta filipino Lav Diaz, é protagonizado pelo ator mexicano Gael García Bernal no papel do navegador português Fernão de Magalhães. A obra, coproduzida pela portuguesa Rosa Filmes, foi parcialmente filmada em Portugal e Espanha. Inicialmente pensada como uma epopeia de nove horas, a versão a apresentar em Nova Iorque terá 160 minutos.
A programação do festival nova-iorquino inclui ainda obras de cineastas de renome internacional, como Agente Secreto, do brasileiro Kléber Mendonça Filho, a estreia mundial de Is This Thing On?, de Bradley Cooper, e a estreia norte-americana de Father Mother Sister Brother, de Jim Jarmusch. Serão também exibidos novos trabalhos da argentina Lucrecia Martel, da francesa Claire Denis e do sul-coreano Park Chan-wook.
O realizador galego Óliver Laxe marcará igualmente presença com o filme Sirat.
Com mais de seis décadas de história, o Festival de Cinema de Nova Iorque continua a afirmar-se como uma montra privilegiada para o cinema de autor contemporâneo, reforçando este ano a presença lusófona e ibérica na cena internacional.
Foto: Still de “O Riso e a Faca”, de Pedro Pinho
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios