TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Governo defende que conteúdos culturais são chave para diferenciar Portugal

Por

 

LUSA
September 30, 2025

Partilhar

Governo defende que conteúdos culturais são chave para diferenciar Portugal

O secretário de Estado do Turismo disse hoje considerar os conteúdos culturais como essenciais na articulação com o turismo, como uma forma de diferenciar, valorizando a oferta do destino turístico Portugal.

"Em primeiro lugar, na parte daquilo que é da minha responsabilidade, da interpretação que temos hoje sobre o papel da cultura - que muitas vezes discutimos –, os conteúdos são essenciais. Não é só a narrativa, digo os conteúdos de forma 'lato sensu' [sentido lato], aquilo que podemos produzir para captar e, sobretudo, para diferenciar aquilo que é a proposta de valor que Portugal tem", disse Pedro Machado.

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços falava num debate, em Lisboa, promovido pela Associação de Promotores de Espectáculos, Festivais e Eventos (APEFE).

"O que é que diferencia Portugal num mundo tão global, tão competitivo? A sua singularidade. Onde é que está a sua singularidade? Na sua diferenciação. Onde é que está a sua diferenciação? Património, Cultura, História, etc. Por definição, sim, esse é 'leitmotiv' [motivo principal]", disse o governante questionado sobre a articulação entre Cultura e Turismo.

Neste campo, e respondendo também a uma abordagem da plateia sobre apoios financeiros do Turismo de Portugal a eventos culturais em territórios de baixa densidade, Pedro Machado mostrou-se favorável a alguns tipos de ajudas.

Nesta articulação entre Turismo e Cultura – "sendo coerente e consequente" –, deve ser financiar "aquilo que deve ser financiado", disse.

"O turismo tem que ter, de facto, essa pegada positiva, uma vez que tem uma arrecadação de receita substantiva e essa arrecadação vem exatamente porque temos, e herdámos, ativos estratégicos, entre eles a questão do património, e não só, para a qual precisamos de contribuir, não apenas para a sua preservação, para a sua qualificação, mas sobretudo para a fruição. E queremos pessoas que possam fruir daquilo que temos. Há questões locais, municípios, etc. Enfim, isso é uma boa discussão nesta fase, mas eu ficaria apenas nestas duas", afirmou.

No final, Pedro Machado lembrou que "não é intenção, nem deve ser" o Estado substituir-se ao setor privado.

"Por definição, temos isso bem afirmado, naquilo que é a visão que temos para o setor", reforçou.

Foto: © Miriam Pereira | Unsplash

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Governo defende que conteúdos culturais são chave para diferenciar Portugal

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Governo defende que conteúdos culturais são chave para diferenciar Portugal
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile