TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Mário Zambujal antecipa celebração de 90.º aniversário com “policial desatinado”

Por

 

LUSA
December 13, 2025

Partilhar

Mário Zambujal antecipa celebração de 90.º aniversário com “policial desatinado”

O novo livro de Mário Zambujal, “O Último a Sair”, trata-se de um romance policial que inclui outra ficção, “Conto Final. Parágrafo”, uma história de amor entre rivalidades de dois bairros.

“Estou a cumprir uma promessa que fiz a mim próprio. Esta é a tentativa de escrever um livro policial. Não será um típico. Um livro em que as personagens devem ter afeto e conflitos e contradições”, escreveu Zambujal.

Um “policial desatinado” para comemorar os seus 90 anos, que completa a 05 de março próximo, escreve o autor, acrescentando contar com “a benevolência dos leitores de sempre”.

Rodrigo Mendes, um inspetor policial reformado, é o protagonista deste romance policial. O antigo inspetor de Polícia usa uma bengala por ter sido baleado num joelho em serviço, e é casado com Lídia. A ação narrativa inicia-se quando o casal tem conhecimento do assassinato do empresário Pascoal Bilro, proprietário de um restaurante, uma pousada, um palacete e um prédio no centro da vila onde moram.

O conjugar de vários fatores suscita a curiosidade do ex-inspetor e de Lídia, ex-companheira de Pascoal Bilro, e de quem Rodrigo era amigo, que encetam uma investigação oficiosa.

“O Último a Sair” inclui o conto “Conto Final, Parágrafo” e o ‘fac-simile’ do respetivo manuscrito, que inclui rasuras e notas do autor, revelando o modo criativo do escritor e ex-jornalista.

“Conto Final, Parágrafo” narra o caso de amor com final feliz, entre Grizalina, “filha de pai finlandês e mãe do Cartaxo” que “impressionava pelos olhos verdes, a tez morena, [e] cabelos cor de mel” que falava cinco línguas, e Gustavo Romão, que tinha um clube de fãs constituído por ex-namoradas da adolescência.

O romance desenvolve-se entre as rivalidades de dois bairros vizinhos, o dos Quatro Moinhos, onde vivem Grizalina e Gustavo, e o de S. Julião das Lebres Tontas, que decide declarar guerra ao de Quatro Moinhos e invadi-lo.

Quatro Moinhos conta com “uma agente secreto no terreno inimigo, a veterinária Hermínia Paiva” que “é contra a ideia de anexar o Quatro Moinhos”. Lebres Tontas é um bairro “bem maior, em dimensão e residentes”, que o de Quatro Moinhos.

Mário Zambujal estreou-se nos livros com "Crónica dos Bons Malandros”, em 1980, que se tornou um sucesso, quando era o conhecido ‘pivot’ do "Domingo Desportivo" da RTP1.

O romance “Crónica dos Bons Malandros”, cujo enredo se centra num bando de ineptos que prepara o roubo de uma peça de René Lalique do Museu Gulbenkian, inspirou o filme homónimo de Fernando Lopes, rodado em 1984. A obra deu ainda origem a uma série realizada por Jorge Paixão da Costa, em 2021, e a um musical, em 2011, dirigido por Francisco Santos em colaboração com o autor.

No jornalismo, iniciou-se no jornal A Bola, como correspondente, trabalhou no semanário O Jornal, no Record e no Tal & Qual. Dirigiu o Jornal Sénior, publicado entre 2013 e 2014, e foi colunista no diário 24 Horas.

Em 2020, o festival literário Escritaria, em Penafiel, homenageou-o e à sua obra.

Mário Zambujal foi condecorado em 1984 com o grau de oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Em 2016, recebeu a medalha de Mérito Cultural da Câmara de Lisboa e, em 2022, a Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica, na capital, homenageou-o com um mural, de autoria de Mariana Duarte Santos, na Estrada de Benfica.

Este ano, o Clube de Jornalistas distinguiu a sua “longa carreira jornalística” com o prémio Gazeta de Mérito.

Foto: © DR

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Mário Zambujal antecipa celebração de 90.º aniversário com “policial desatinado”

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Mário Zambujal antecipa celebração de 90.º aniversário com “policial desatinado”
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile