O Festival Materiais Diversos surgiu em 2009 em Minde. O seu grande objectivo é a descentralização artística, levando a cultura para fora dos grandes centros urbanos. Em 2017, volta a acontecer em Minde, mas também em Alcanena e no Cartaxo. A edição deste ano começou a 14 de setembro, e estende-se até dia 23. Aconteceram, e vão acontecer inúmeros eventos de teatro, dança, performance, música, bem como debates e discussões, e uma caminhada artística.
O Coffeepaste esteve presente nos primeiros dias do Festival e testemunhou muitos dos eventos. Ao longo de quatro dias, contactámos os organizadores, os artistas, e os agentes culturais presentes, e realizámos vários directos no Facebook, que podem ver abaixo. Podem também ver a entrevista que fizemos a Elisabete Paiva, Directora Artística do Festival.
O Coffeepaste teve a oportunidade de testemunhar in loco a relação das populações locais com o Festival e os seus diversos acontecimentos, e confirmar a importância que estas iniciativas têm para levar a cultura e as artes fora das grandes cidades, cumprindo o desígnio da descentralização.
Pedro Mendes Formado em Engenharia de Informática, trabalha há cerca de 20 anos no mundo digital, e publicou um livro de entrevistas com startups portuguesas. Tem tido vários blogs desde 2002. É um apaixonado desde sempre pelas artes e cultura. É um dos fundadores do Coffeepaste.
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.