TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Ministra garante execução total do PRR na Cultura

Por

 

COFFEEPASTE
September 18, 2025

Partilhar

Ministra garante execução total do PRR na Cultura

A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, assegurou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na área da Cultura será executado “a 100%”, com particular incidência nas intervenções previstas no Património Cultural.

“Vamos executar a 100%, e é esse o compromisso que temos”, afirmou a ministra, durante uma visita às obras em curso no Mosteiro dos Jerónimos e no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Questionada sobre a possibilidade de verbas ficarem por aplicar, Margarida Balseiro Lopes garantiu que o Governo manterá o objetivo de concluir todos os projetos incluídos no plano.

De acordo com o mais recente relatório de monitorização do PRR, relativo a março, embora a totalidade da verba destinada à Cultura esteja contratada, apenas 28% dos montantes foram efetivamente pagos a beneficiários finais. Esse valor sobe para 47% se incluídos os fundos em trânsito. A Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, que em maio agravou para “Crítico” a avaliação da execução na Cultura, alertou para a complexidade e dimensão das obras em curso e recomendou que se prolongue até ao segundo trimestre de 2026 o prazo de conclusão de alguns investimentos.

Apesar destes constrangimentos, a ministra destacou que “temos cerca de 345 milhões de euros alocados à Cultura – dos quais cerca de 240 milhões destinados ao Património Cultural – e que está a correr bem”. Sublinhou ainda que a entidade responsável, o Património Cultural, IP, “tem feito um acompanhamento diário de cada um dos projetos”.

Na área da Cultura, designada medida C4, o PRR prevê um total de 346 milhões de euros, incluindo 102 milhões para redes culturais e transição digital. Entre as 85 intervenções contempladas estão obras em museus, palácios, monumentos e teatros nacionais, como o Teatro Nacional D. Maria II e o São Carlos, em Lisboa, o Convento de Cristo, em Tomar, o Mosteiro da Batalha, o Castelo de Pinhel, o Mosteiro de Tibães, em Braga, além da construção do Arquivo Nacional do Som, em Mafra.

O PRR, mecanismo europeu de resposta à crise pandémica, financia reformas estruturais e investimentos estratégicos em várias áreas, entre as quais a Cultura.

Notícia adaptada. Fonte: LUSA

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Ministra garante execução total do PRR na Cultura

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Ministra garante execução total do PRR na Cultura
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile