TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Monsaraz recebe 26.ª Bienal Cultural com nova direção e ambição renovada

Por

 

COFFEEPASTE
June 27, 2026

Partilhar

Monsaraz recebe 26.ª Bienal Cultural com nova direção e ambição renovada

A 26.ª edição da Bienal Cultural Monsaraz – Museu Aberto decorre de 11 a 19 de julho em Monsaraz e aldeias envolventes, com programação organizada pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. Sob o mote "O Céu Começa no Chão", a edição deste ano marca o início de uma nova fase da bienal, com uma aposta declarada num modelo mais aberto, participativo e atento ao papel transformador da cultura nos territórios. A programação artística está a cargo do produtor cultural Miguel Abreu, em colaboração com o curador Manuel Santos Maia.


A oferta é vasta e atravessa teatro, dança, música, circo contemporâneo, cinema, artes visuais, conferências-concerto e gastronomia. Entre os nomes confirmados contam-se A Garota Não, Pedro Jóia, Edmundo Inácio, Os Músicos do Tejo, Ianina Khmelik, João Frade, Ana Santos e Celina da Piedade, Kajó Soares, Eduarda Melo com Nuno da Rocha e a Companhia de Flamenco João Lara. Um dos momentos de maior envergadura é a apresentação da Carmina Burana, a 18 de julho na Arena do Castelo, com a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, o Coro Lisboa Cantat e solistas, sob direção musical de João Defesa. A edição encerra a 19 de julho com a Gala do Cante.


A vertente de pensamento e debate materializa-se nos Encontros de Monsaraz, com três conferências-concerto coordenadas por António Pinto Ribeiro, a que se juntam conversas com figuras como Luísa Veloso, Liliana Coutinho, Duarte Belo, John Romão e Álvaro Domingues. As exposições de artes visuais distribuem-se por três espaços históricos da vila - o Museu do Fresco, a Igreja de Santiago e a Igreja do Convento de Nossa Senhora da Orada - com obras de André Sousa, Michael Biberstein, Mafalda Santos, Garcia da Selva, Diogo Nogueira, Felícia Teixeira e João Brojo e João Campolargo Teixeira.


Entre as iniciativas mais singulares da edição está o Pinga-Amor, um festim no Convento da Orada a 19 de julho com degustação de vinhos, uma gastro-performance do chef-artista Nuno Carrusca, uma prova olfacto-vínica com a perfumista Cláudia Camacho e um DJ set a cargo de DJ Guacamole. O programa inclui ainda atividades para famílias e crianças a 17 e 18 de julho, com oficinas de cinema de animação, teatro de marionetas e espetáculos de teatro e literatura.


A bienal ocupa múltiplos espaços da vila e arredores, desde a Arena do Castelo ao Cromeleque do Xerez e ao Olival da Pega, onde os concertos de Ana Santos e dos Músicos do Tejo se conjugam com visitas guiadas ao património megalítico. A entrada em vários espetáculos é livre.

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Monsaraz recebe 26.ª Bienal Cultural com nova direção e ambição renovada

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Parceiros

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Monsaraz recebe 26.ª Bienal Cultural com nova direção e ambição renovada
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile