Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O músico e produtor musical Luís Jardim faleceu esta sexta-feira, dia 4 de julho, precisamente no dia em que completava 75 anos. A notícia foi avançada pelo antigo presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, através da rede social X (antigo Twitter).
"Partiu o meu primo, Luís Alberto Gonçalves Jardim", escreveu o antigo líder do PSD Madeira, numa mensagem emotiva que rapidamente gerou reações nas redes sociais e no meio artístico.
Miguel Albuquerque, atual presidente do Governo Regional da Madeira, expressou de imediato o seu pesar numa publicação no Facebook: “É com profunda tristeza que me despeço do meu querido amigo Luís Jardim. Natural da Madeira, o Luís foi muito mais do que um brilhante músico e produtor musical, foi uma pessoa generosa, talentosa e inspiradora.”
Nascido na Madeira, Luís Jardim destacou-se desde cedo no mundo da música, integrando nos anos 1960 a banda Demónios Negros. Mais tarde, mudou-se para Inglaterra, onde se formou em Administração Comercial e integrou o grupo Rouge, que nos anos 1970 vendeu mais de quatro milhões de discos.
A sua carreira internacional foi notável, tendo trabalhado com alguns dos maiores nomes da música mundial: Trevor Horn, Tom Jones, Seal, Diana Ross, Mariah Carey, Elton John, Celine Dion, Rolling Stones, Cher, Tina Turner, Rod Stewart e George Michael são apenas alguns exemplos.
Em Portugal, colaborou com artistas como Rui Veloso e João Pedro Pais, deixando igualmente a sua marca no panorama musical nacional.
O seu primo Alberto João Jardim sublinhou ainda o espírito empreendedor de Luís Jardim, recordando que o seu estúdio em Londres foi palco de gravações de “grandes estrelas, inclusive The Beatles”.
Além da produção musical, Luís Jardim contribuiu para bandas sonoras de filmes como Gladiador e Um Peixe Chamado Wanda, e participou em várias digressões internacionais com artistas de renome.
Antes de se dedicar em exclusivo à música, chegou a ter uma breve carreira como guarda-redes, jogando nos juniores do Marítimo e nas camadas jovens do Chelsea.
Na televisão portuguesa, foi presença assídua como jurado em programas de talentos como Uma Canção Para Ti e A Tua Cara Não Me é Estranha, onde o seu conhecimento musical e simpatia conquistaram o público.
Foto: © DR
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios