Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A cantora, compositora e atriz britânica Marianne Faithfull faleceu esta quinta-feira, em Londres, aos 78 anos. A informação foi confirmada pelo seu porta-voz à imprensa britânica. "É com grande tristeza que anuncio a morte da cantora, compositora e atriz Marianne Faithfull", declarou, acrescentando que a artista "morreu em paz, na companhia da família".
Nascida a 29 de dezembro de 1946, em Londres, Marianne Faithfull destacou-se na cena musical dos anos 1960 com o tema "As Tears Go By", composto por Mick Jagger, Keith Richards e Andrew Loog Oldham. A sua voz inconfundível e presença carismática tornaram-na num dos rostos mais emblemáticos da sua geração.
Ao longo de uma carreira de seis décadas, Faithfull gravou cerca de 50 discos, entre álbuns e singles, incluindo "Broken English", "Falling From Grace", "This Little Bird" e "Sister Morphine". Nos anos 1970 e 1980, reinventou-se artisticamente, consolidando uma imagem de artista versátil e resiliente. O seu álbum "Broken English" (1979) foi amplamente aclamado, e "Strange Weather" (1987) reafirmou o seu estatuto de ícone da música.
Faithfull também teve uma carreira no cinema, participando em mais de duas dezenas de filmes. Estreou-se em "Made in U.S.A." (1966), de Jean-Luc Godard, e trabalhou com realizadores como Sofia Coppola ("Marie Antoinette", 2006) e Jack Cardiff ("A Rapariga da Motocicleta", 1968). Em 2012, brilhou no palco do Landestheatre, na Áustria, com a encenação de "Sete Pecados Mortais", de Bertolt Brecht e Kurt Weill.
Ao longo da sua vida, Marianne Faithfull visitou Portugal em diversas ocasiões, tendo atuado no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em 1993, e no festival CoolJazz, em Cascais, em 2005.
O seu último trabalho de estúdio, "She Walks in Beauty" (2021), foi gravado com o compositor Warren Ellis e demonstrou, mais uma vez, a sua capacidade de se reinventar artisticamente. Em 2022, foi lançada a compilação "Songs of Innocence and Experience 1965-1995", reunindo os primeiros álbuns da cantora, incluindo versões inéditas de temas clássicos.
Foto: © EPA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios