Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O icónico Musicbox, sala de concertos no Cais do Sodré, em Lisboa, vai encerrar portas a 15 de setembro. Toda a equipa e programação do espaço serão transferidas para a Casa Capitão, novo projeto cultural no Beato, anunciou hoje o responsável pelo clube, Gonçalo Riscado.
“Até há pouco tempo, acreditávamos que seria possível manter os dois projetos, mas tal não aconteceu. Provavelmente não faria sentido. A Casa Capitão é, por isso, o último projeto concretizado pelo Musicbox e, dessa forma, dá-lhe continuidade”, refere o comunicado enviado à Lusa.
Aberto em 2006, num Cais do Sodré então “abandonado e marginalizado”, o Musicbox tornou-se uma das principais referências da noite lisboeta, recebendo ao longo de 16 anos quase dois milhões de pessoas, com uma média anual de 200 concertos e 500 DJ sets. Ainda assim, Gonçalo Riscado sublinha que os números “pouco significam perante o desaparecimento de tantas associações e espaços culturais” e denuncia o processo de gentrificação que tem afastado residentes e criadores da cidade.
No comunicado, o gestor cultural critica o modelo de crescimento da capital, assente no turismo e na especulação imobiliária, e defende que “proteger o direito à cidade e os direitos culturais deve ser uma luta coletiva”. Deixa ainda um apelo ao público: “Muitos espaços continuam a resistir e precisam de todes vocês, ao vivo. É preciso ir”.
O Musicbox foi também motor de outros projetos da equipa, como o Festival Silêncio, o MIL, o Club Docs ou o Lisboa Capital República Popular!, entre muitos outros.
Agora, o futuro passa pela Casa Capitão, espaço cultural que reabre a 19 de setembro, após obras de requalificação. Instalado no edifício que foi residência do diretor da antiga Manutenção Militar, o projeto ocupa quatro andares e integra áreas para programação cultural, restauração e lazer, com capacidade entre 30 e 500 pessoas, incluindo um terraço.
A inauguração será marcada por três dias de programação gratuita, entre 19 e 21 de setembro, que inclui concertos de Capicua, Afonso Cabral, Luca Argel, Conferência Inferno, Hause Plants e Vaiapraia, bem como performances, instalações artísticas, cinema, contos e oficinas.
“Em 2006, arriscámos ao abrir o Musicbox no Cais do Sodré. Em 2025, arriscamos tudo na Casa Capitão. Poder arriscar assim é um privilégio”, conclui Gonçalo Riscado, prometendo manter uma relação exigente e crítica com Lisboa.
Foto: © Musicbox
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios