TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Entrevistas

O Silêncio, a Cidade e a Morte: Entrevista com Elmano Sancho e Mónica Calle

Por

 

Joaquim Paulo Nogueira
December 9, 2025

Partilhar

O Silêncio, a Cidade e a Morte: Entrevista com Elmano Sancho e Mónica Calle

“A Mão do Senhor”, é mais uma viagem teatral criada por Elmano Sancho, com quem recentemente falámos a propósito de “Super Herói”.

 

Esta incursão nos territórios da morte traz-nos um singular dispositivo cénico: uma carrinha funerária avança pela cidade acompanhada por outras quatro carrinhas transportando os espectadores. O cortejo é escoltado por batedores da polícia, o que faz com que todo este acontecimento ressoe na cidade. “ É a cidade que é convocada!”, dirá Elmano na conversa que tivemos com ele e com Mónica Calle dentro da carrinha funerária, num registo de imagem que acaba também por dar conta da passagem do tempo, da luz, do que acontece lá fora.

 

Em “A Mão do Senhor” os espectadores acedem ao que se está a passar dentro da carrinha funerária, que transporta Elmano Sancho e Mónica Calle, através da sua imagem exterior e do som. A participação dos dois atores neste projeto consistiu também em uma viagem pelas memórias e pela relação pessoalíssima que cada um têm com a morte. Mónica Calle evocou a perda de uma amiga, a actriz e montadora de filmes Patrícia Saramago, que ocorreu antes de ter começado a trabalhar no espetáculo. Disse-nos: ”Cada morte ensina-nos e devolve-nos no momento da sua morte muitas coisas, nomeadamente o quanto precisamos uns dos outros.”

O espectáculo tem uma curta série de apresentações, dias 11 e 12 de dezembro, às 20h00 e 22h00 e 13 e 14 de dezembro, às 17h00 e 19h00 O público segue em quatro carrinhas, todas escoltadas pela polícia. Em silêncio, cada pessoa escuta a conversa transmitida em direto pela rádio desde o interior da carrinha funerária.

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

O Silêncio, a Cidade e a Morte: Entrevista com Elmano Sancho e Mónica Calle

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

O Silêncio, a Cidade e a Morte: Entrevista com Elmano Sancho e Mónica Calle
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile