TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

PJ recupera nove obras de arte de João Rendeiro vendidas ilicitamente

Por

 

COFFEEPASTE
December 27, 2024

Partilhar

PJ recupera nove obras de arte de João Rendeiro vendidas ilicitamente

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta quarta-feira a recuperação de nove obras de arte de João Rendeiro, antigo banqueiro condenado por crimes de branqueamento de capitais, que haviam sido vendidas ilicitamente. As peças foram localizadas e repatriadas no âmbito de um processo que envolveu cooperação judiciária internacional.


Num comunicado divulgado pela direção nacional da PJ, é referido que as diligências tiveram início em outubro de 2021, na sequência da fuga de João Rendeiro e da identificação do desaparecimento de várias obras de arte relacionadas com o caso judicial. Desde então, foram mobilizados esforços internacionais junto de países como Reino Unido, EUA, França, Espanha, África do Sul, Suíça e Bélgica.


Até dezembro de 2024, foram recuperadas nove peças, incluindo três este mês, anteriormente localizadas em Londres. Entre estas, encontram-se o quadro sem título de Robert Longo, vendido por 91,5 mil euros em março de 2021, e duas peças da artista Jenny Holzer: o banco em mármore branco “Selections from Truisms: A Lot of Professional” (150 mil euros) e o banco em mármore preto “Nothing Will Stop You” (135 mil euros).


A operação já tinha registado sucessos anteriores, com a recuperação do quadro “Rzochow”, de Frank Stella, repatriado em setembro de 2024, após ter sido vendido em outubro de 2021 por 70 mil euros e localizado em Nova Iorque. Em janeiro de 2022, foi recuperado o quadro “Piaski”, também de Frank Stella, vendido ilicitamente por 110 mil euros e encontrado na Bélgica.


Ainda em território nacional, em 2021, foram recuperadas outras obras, como “Seraglio II” de Julião Sarmento, “Dias Quase Tranquilos” de Helena Almeida, “Lag-72” de Frank Nitsche e um quadro sem título de Pedro Calapez.


A PJ sublinha que, além das obras de arte, foram arrestados bens de João Rendeiro e da sua esposa, incluindo um apartamento avaliado em 1,15 milhões de euros, um veículo de alta cilindrada no valor de 50 mil euros e saldos bancários em Portugal e no estrangeiro que totalizam 514 mil euros. No total, as autoridades já apreenderam bens e valores estimados em cerca de 70 milhões de euros.


A recuperação destas obras de arte representa mais um passo na restituição de bens associados a crimes financeiros cometidos por João Rendeiro, reforçando o compromisso da PJ na luta contra o crime económico.


Foto: © Policia Judiciária

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

PJ recupera nove obras de arte de João Rendeiro vendidas ilicitamente

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

PJ recupera nove obras de arte de João Rendeiro vendidas ilicitamente
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile