Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
Quatro concertos, um ‘workshop’ e uma instalação sonora compõem a primeira iniciativa da programação artística da Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora_27, prevista decorrer entre 23 e 26 deste mês, na cidade, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Associação Évora 2027, que gere a CEC, indicou que a iniciativa inaugural, intitulada “Sentir a Terra”, é o primeiro evento do projeto “Lá nas Árvores”, que inclui outros dois momentos, designados “Levantar Voo”, em 2026, e “Coexistir, Construindo Futuro”, em 2027.
“Sentir a Terra” vai decorrer, ao longo de quatro dias, em vários espaços da cidade, propondo ao público “uma escuta alargada sobre a relação entre a música, o território e a paisagem sonora, com particular foco na ligação ao Alentejo”, adiantou.
Segundo a associação, o programa do evento inicia-se com “O Canto das Sementes”, que pressupõe dois concertos pelo Ensemble DME, um no dia 23 e o outro no dia seguinte, ambos às 21:00, no auditório do Colégio Mateus d’Aranda.
O primeiro concerto é dedicado às obras “Hematite”, de Jaime Reis, “Sobre a areia o tempo poisa”, de Sara Carvalho, “Melancholia”, de Miguel Azguime, e, em estreia mundial, “Iconographiae”, de Valerio Sannicandro.
Já o segundo apresenta obras dos jovens compositores Luana Ambrósio, João Ricardo, Yanis Lel-Masri e Cristóvão Almeida, que, no processo criativo, “trabalharam inspirados em temas como a desflorestação ou a poluição nas redes digitais”, pode ler-se.
Segue-se, no dia 25, às 18:00, igualmente no auditório do Colégio Mateus d’Aranda, o concerto-conferência “Paisagem Sonora Natural e Património Imaterial do Alentejo”, com o compositor Carlos Marecos e a pianista Ana Telles.
A derradeira jornada da iniciativa começa, às 10:00, no Palácio D. Manuel, com um ‘workshop’, orientado pelo compositor Jaime Reis, que oferece uma experiência que estimula “um olhar criativo sobre o tratamento dos sons da natureza na música eletroacústica”.
No mesmo dia, mas às 18:00, no mesmo espaço, realiza-se um concerto “inteiramente dedicado à música acusmática”, com destaque para a interpretação da peça “Viola Sylvestris”, do compositor austríaco Thomas Gorbach.
Neste concerto, revelou Évora 2027, haverá ainda a estreia de uma obra da compositora Mariana Vieira, inspirada no som dos chocalhos, e serão apresentadas obras selecionadas através de uma chamada (‘open call’) para música, lançada em setembro.
Nos dias 25 e 26, entre as 14:00 e as 17:00, o Coreto do Jardim Público acolhe uma instalação sonora com peças acusmáticas escolhidas pela mesma chamada internacional, oferecendo ao público “uma escuta mais atenta às diferentes paisagens sonoras representadas nas obras”.
O projeto “Lá nas Árvores”, integrado na candidatura de Évora_27, é uma coprodução da Universidade de Évora, Projecto DME e Associação Lisboa Incomum, com direção artística de Ana Telles.
Foto: © Carolina Lecoq
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios