TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Realizador Miguel Gomes arranca com rodagem do filme “Selvajaria”

Por

 

LUSA
February 14, 2026

Partilhar

Realizador Miguel Gomes arranca com rodagem do filme “Selvajaria”

O realizador Miguel Gomes começou esta semana a filmar a longa-metragem “Selvajaria”, em Portugal, inspirada no livro "Os Sertões", de Euclides da Cunha, mas a maior parte da rodagem será feita a partir de agosto no Brasil.


Em declarações hoje à agência Lusa, a produtora Filipa Reis (Uma Pedra no Sapato) explicou que esta semana estão a ser feitas filmagens de exteriores no norte do país, com direção de fotografia de Rui Poças e praticamente a mesma equipa envolvida no filme “Grand Tour”.


A partir de agosto e até outubro, as filmagens vão acontecer na região de Canudos, no interior do nordeste do Brasil, e o elenco envolve a população local, na interpretação de uma das mais importantes obras da literatura brasileira, retrato de um violento conflito batizado de Guerra de Canudos (1896/1897).


O filme, que terá narração da atriz brasileira Grace Passô, é uma coprodução entre Portugal, Brasil, França, Itália e Países Baixos, com um orçamento a ultrapassar os seis milhões de euros, disse Filipa Reis.


O argumento de “Selvajaria” é coassinado por Miguel Gomes, Maureen Fazendeiro, Mariana Ricardo e Telmo Churro.


O projeto nasceu há uma década, quando Miguel Gomes leu pela primeira vez aquela obra - publicada em 1902 - que narra um conflito violento entre o governo e moradores da pequena comunidade de Canudos, liderada por um líder religioso, Antônio Conselheiro, numa região pobre do Brasil no final do século XIX, que terminou com o massacre de milhares de pessoas.

Em 2019, Miguel Gomes dizia à agência Lusa que o ressurgimento de um sentimento de polarização no mundo tornaria este projeto um reflexo da atualidade.


"O mundo está cada vez mais polarizado, há fações no norte e no sul, [existem divisões entre] os ricos e os pobres. [...]. Tudo está em efervescência, parece que tudo está prestes a explodir", disse o cineasta à Lusa durante a Festa Internacional Literária de Paraty, no Brasil.


Além do desafio de estruturar a montagem financeira e ter uma produção portuguesa na recriação de uma guerra no interior do nordeste brasileiro, Miguel Gomes contava à Lusa em 2024 que a demora no projeto se deveu também à impossibilidade de filmar no Brasil durante a presidência de Jair Bolsonaro (2019-2022).


Durante a produção de “Selvajaria”, Miguel Gomes rodou os filmes “Diários de Otsoga” (2011), com Maureen Fazendeiro, e “Grand Tour” (2024), com o qual venceu o prémio de melhor realizador no festival de Cannes (França).


Foto: © Coffeepaste

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Realizador Miguel Gomes arranca com rodagem do filme “Selvajaria”

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Realizador Miguel Gomes arranca com rodagem do filme “Selvajaria”
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile