TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Sérgio Mah será o novo Diretor do Centro de Arte Moderna Gulbenkian

Por

 

Pedro Mendes
October 6, 2025

Partilhar

Sérgio Mah será o novo Diretor do Centro de Arte Moderna Gulbenkian

O curador e investigador Sérgio Mah vai assumir a direção do Centro de Arte Moderna Gulbenkian (CAM) em maio de 2026, sucedendo a Benjamin Weil, cujo mandato termina a 31 de janeiro do próximo ano. O convite partiu do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, que aposta assim numa figura de referência do pensamento e da curadoria da arte contemporânea portuguesa.

Atualmente Diretor-adjunto do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, cargo que ocupa desde junho de 2023, Sérgio Mah (nascido em Moçambique, em 1970) tem uma longa e consolidada carreira no cruzamento entre a investigação, a docência e a curadoria. É licenciado em Sociologia, Mestre em Ciências da Comunicação e Doutorado em Arte Multimédia. Leciona na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, desenvolvendo investigação nas áreas das práticas e teorias da imagem.

Autor de vários textos e publicações sobre arte contemporânea, lançou este ano o livro Sentidos do Fotográfico (Documenta) e foi coautor da série documental Entre Imagens (RTP2), dedicada a criadores que trabalham o medium fotográfico.

Desde 2006, tem comissariado numerosas exposições em instituições nacionais e internacionais, como o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia e a Fundación Mapfre (Madrid/Barcelona), ou o Jeu de Paume (Paris). Colaborou também com a Delegação em França da Fundação Gulbenkian, assinando as curadorias de exposições de artistas como Alexandre Estrela (2019) e Manuela Marques (2014).

Entre 2003 e 2010, dirigiu projetos de grande visibilidade internacional, como a Bienal LisboaPhoto e o festival PHotoEspaña. Foi ainda comissário da representação portuguesa na Bienal de Arte de Veneza (2011) e, em parceria com o arquiteto Nuno Brandão Costa, na Bienal de Arquitetura de Veneza (2018).

No MAAT, foi responsável por exposições de artistas como Vivian Suter, Anthony McCall, Jeff Wall, Miriam Cahn (com João Pinharanda) e Cerith Wyn Evans.

Com esta nomeação, a Fundação Gulbenkian reforça a aposta na continuidade de um projeto artístico e curatorial de grande relevância, colocando Sérgio Mah à frente do CAM num momento decisivo de reconfiguração e reabertura do espaço.

Foto: © Fundação Calouste Gulbenkian

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Sérgio Mah será o novo Diretor do Centro de Arte Moderna Gulbenkian

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Sérgio Mah será o novo Diretor do Centro de Arte Moderna Gulbenkian
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile