Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
O coreógrafo e encenador Victor Hugo Pontes foi nomeado diretor artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, anunciou hoje esta instituição cultural, na sequência de um concurso internacional que contou com 17 candidaturas.
A escolha do novo responsável artístico foi unânime por parte do júri, que destacou o percurso “consistente e vibrante” de Victor Hugo Pontes, bem como o seu reconhecimento “nacional e internacional”. O mandato terá início em breve, em data a anunciar, e vigorará por quatro anos (2025–2028), podendo ser renovado até duas vezes.
A candidatura de Victor Hugo Pontes destacou-se por uma proposta alinhada com a Carta de Missão do TNSJ e por uma abordagem idiossincrática das orientações estratégicas da instituição. O projeto artístico apresentado estrutura-se em cinco eixos principais: renovação do repertório, apoio à criação emergente, diversificação de linguagens e públicos, reforço da vertente educativa, e internacionalização com uma lógica de descentralização.
Natural de Guimarães e atualmente residente no Porto, Victor Hugo Pontes (n. 1978) é um criador multidisciplinar, com formação em artes plásticas, teatro e dança. Fundador e diretor artístico da associação cultural Nome Próprio desde 2009, o artista tem desenvolvido uma carreira marcada pela experimentação e por colaborações entre diferentes áreas artísticas, como o teatro, a dança, a música, o cinema e as artes visuais.
O seu trabalho tem sido apresentado em diversas salas nacionais e internacionais, incluindo o próprio TNSJ, o Teatro Municipal do Porto – Rivoli, o Centro Cultural de Belém, bem como em festivais e instituições na Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Itália, Países Baixos e Rússia.
Pontes foi distinguido em 2019 com o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) para Melhor Coreografia pelo espetáculo Margem, tendo sido nomeado noutras edições com peças como A Ballet Story e Os Três Irmãos.
A nomeação de Victor Hugo Pontes surge após o anterior selecionado, o realizador Tiago Guedes, ter retirado a candidatura por incompatibilidades profissionais. O cargo é de dedicação exclusiva, sendo necessária autorização do Ministério da Cultura para qualquer colaboração externa.
Com esta nomeação, Victor Hugo Pontes sucede a Nuno Cardoso, que dirigiu o TNSJ entre 2019 e 2024, juntando-se assim à lista de diretores artísticos da instituição, onde também figuram nomes como Nuno Carinhas e Ricardo Pais.
Foto: © Pedro Mendes | Coffeepaste
Notícia adaptada. Fonte: LUSA
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios