Conteúdos
Agenda
Recursos
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Por
Partilhar
A Zaratan – Arte Contemporânea dá início a um novo capítulo cultural na região do Alentejo com a pré-inauguração da Zaratan-Arena, marcada para o dia 1 de maio, na histórica Praça de Touros da Azaruja. O evento assinala o lançamento do projeto de reabilitação do edifício centenário e a sua transformação num centro cultural e artístico, com uma instalação luminosa de João Campolargo Teixeira e um conjunto de concertos que cruzam sonoridades experimentais, improvisações e paisagens sonoras imersivas.
Concebida especialmente para o perímetro exterior da mais antiga praça de touros portuguesa, a instalação "Farol", de João Campolargo Teixeira, ocupa simbolicamente o lado do "Sol", resgatando a divisão tradicional entre sol e sombra das arenas tauromáquicas. A peça explora a noção de rumor e memória coletiva, funcionando como metáfora da transformação e do renascimento cultural do espaço. Segundo o artista, esta intervenção procura "acender uma luz" sobre o futuro do edifício, propondo uma reflexão coletiva e irónica sobre o processo de reabilitação em curso.
A programação musical arranca no Largo Doutor Barahona, com atuações ao vivo de Joana Guerra, Anna Piosik e Norberto Lobo. A celebração continua na Fábrica Catalã, com concertos de Demónio António e João Mouro Trio, encerrando com um DJ set de Ácida Bliss.
A iniciativa marca o arranque oficial do projeto Zaratan-Arena, idealizado em 2019, aprovado pela Câmara Municipal de Évora em 2022, e agora em fase de implementação. Esta proposta ambiciona descentralizar a atividade cultural de Lisboa, promovendo a criação artística em territórios de baixa densidade populacional como a freguesia de São Bento do Mato, onde cerca de 60% da população tem mais de 65 anos.
Com o apoio da Direção-Geral das Artes, da Fábrica Catalã, da Junta de Freguesia de São Bento do Mato e do Grupo União e Recreio Azarujense (G.U.R.A), a Zaratan afirma-se como uma estrutura comprometida com a revitalização cultural e comunitária. A entrada para o evento é livre, convidando habitantes e visitantes a integrar este novo espaço de experimentação artística e encontro intergeracional.
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
Mais
INFO
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios