O Curso de Produção Instável é um programa irreverente, que concilia matérias e formadores essenciais e incontornáveis, com uma abordagem modular e uma forte componente prática. Não pretende fornecer modelos de trabalho, mas antes provocar o pensamento, estimular sinergias, e suscitar interações.
Para quem?
Dirigido a criadores, produtores e profissionais das artes que pretendam aprofundar os seus conhecimentos nas áreas da gestão, produção, comunicação e técnica das artes performativas.
Objetivos
– Desenvolver competências práticas de planeamento, gestão e comunicação de projetos culturais.
– Compreender os mecanismos de financiamento, a nível nacional e europeu.
– Explorar o enquadramento jurídico e politico da produção cultural em Portugal.
– Abordar a produção cultural a partir do ponto de vista de teatros de acolhimento, companhias e artistas independentes.
– Dotar os alunos de ferramentas para a integração em contexto profissional.
– Promover a colaboração e a partilha entre colegas, criadores e formadores, com contacto direto com o ecossistema artístico do Porto.
– Estimular o pensamento crítico e a colaboração interdisciplinar.
Estágios e integração profissional
A Instável – Centro Coreográfico procura criar oportunidades de integração dos participantes em mini-estágios tanto na própria estrutura como em colaboração com parceiros.
Estas experiências permitem uma aproximação ao mercado de trabalho e ao funcionamento das estruturas culturais.
Na mais recente edição, foram criadas 18 oportunidades de estágio.
Formadores
O Curso de Produção Instável conta com uma equipa de profissionais nas áreas da gestão, produção, comunicação, direito, luz, som e direção de cena.
Todos mantêm uma ligação direta ao contexto artístico e cultural contemporâneo, partilhando com os formandos a sua experiência prática e visão crítica sobre os desafios da produção hoje.
Módulos
O curso integra uma série de módulos pensados para oferecer uma formação completa em produção cultural, combinando teoria, prática e experiência em contextos reais de criação e gestão: Produção, Produção em contexto de acolhimento, Produção para espaços informais, Melhores práticas na produção cultural, Gestão Financeira, Financiamentos Europeus, Comunicação Cultural, Políticas Culturais, Direito na Cultura, Introdução ao Som, Introdução à Luz, Direção de Cena, Mapas e Lugares.