Conteúdos
Agenda
COFFEELABS
Recursos
Sobre
Selecione a area onde pretende pesquisar
Conteúdos
Classificados
Notícias
Workshops
Crítica
Partilhar

Data
–
Hora
H
Sinopse
Entre o elenco de concertos programados para esta edição do Guimarães Jazz, este trio Taborn/Reid/Smith será aquele que mais se afasta da ortodoxia do jazz clássico, tanto em termos de instrumentação – piano-violoncelo-bateria é certamente um formato invulgar e raramente explorado – como ao nível da identidade estilística dos músicos envolvidos, todos eles ativamente envolvidos em projetos que desafiam as fronteiras rígidas dos géneros e privilegiam a hibridação musical. Se Craig Taborn é, por diferentes motivos, o mais reconhecível destes nomes (e mais ainda neste festival, onde o pianista tem sido um convidado frequente nos anos mais recentes), Tomeka Reid e Ches Smith são também, por mérito próprio, dois músicos altamente influentes nos territórios em que operam, no caso da violoncelista em contextos de intersecção entre tradições musicais, da composição erudita até ao minimalismo e à diáspora africa, e no caso do baterista em projetos adjacentes às margens alternativas do rock, da improvisação livre e da exploração sonora.
Contactos
Nascida em 1989, A Oficina gere e programa o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o Centro Cultural Vila Flor com o seu Palácio do século XVIII, a Casa da Memória de Guimarães, o Centro de Criação de Candoso e a Black Box na Fábrica ASA, o Teatro Oficina e um serviço de Educação e Mediação Cultural. É responsável pela organização dos festivais GUIdance, Westway Lab, Festivais Gil Vicente, Manta e Guimarães Jazz. Na cidade faz a Feira de Artesanato e as Festas da Cidade e Gualterianas. A salvaguarda do Património e Artesanato manifesta-se ainda na Loja Oficina, e, desde há 30 anos, no seu nome social: Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães.
Este conjunto de equipamentos e projetos de programação e mediação cultural permite pensar A Oficina, mais do que um projeto de gestão e programação de eventos, como um verdadeiro instrumento de desenvolvimento cultural do território e, pela sua capacidade de intervenção, um parceiro das mais múltiplas dinâmicas artísticas e culturais locais, regionais, nacionais e internacionais, o círculo de uma nova centralidade cultural. Este novo ciclo assume-se assim como um momento de esclarecimento e aprofundamento dessa visão integrada e modificadora do projeto.
VER MAIS
VER MENOS
Mais em
Apoiar
Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.
Como apoiar
Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com
INFO
CONTACTOS
info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes
Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!
Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.
Apoios