Espetáculo inserido na programação do Festival CORRENTES DE UM SÓ RIO - 8.ª Edição. Encontro da Canção, do Fado, da Música e das Guitarras de Coimbra, que se realiza de 1 a 5 de outubro de 2025.
"A palavra por dentro da guitarra, a guitarra por dentro da palavra.” Manuel Alegre
Do fundo da "simplicidade comovente”, própria dos talentos genuínos e verdadeiramente únicos, Carlos Paredes dizia que "Geniais são as pessoas que respeitamos muito.” É com esse enorme respeito que Henrique Fraga, exímio guitarrista da nova geração, formado no mundo académico de Coimbra homenageia este nome maior da música portuguesa.
Pelas mãos de Henrique Fraga - transmontano de raiz formado em Coimbra e eterno embaixador da cultura desta cidade que sente como sua - o público é convidado a uma viagem que alia o notável talento deste solista num tributo em que, através de multimédia e em contacto direto com o público, são partilhados momentos, curiosidades, histórias e emoções que reforçam e reafirmam a dimensão e particular importância da obra de Carlos Paredes. Criteriosamente escolhido, o reportório do espetáculo foi desenhado de forma a ser representativo de todas a fases e singularidades da obra de Carlos Paredes realçando, nomeadamente, as origens musicais mais próximas e familiares: Artur Paredes, seu pai, Gonçalo Paredes, seu avô e, nesse contexto, a ligação a Coimbra, eternizada pala Academia e pelas mãos de quem lá passa e por ele se inspira.
"Esta é uma sentida e sincera homenagem. Reflete a vida, a obra e a importância do mestre para a guitarra de Coimbra e para a cultura portuguesa através do meu próprio exemplo de dedicação ao seu trabalho - há́ mais de vinte anos- sempre com espírito de missão artística e fonte de inspiração. Apesar de não ter tido a honra de o conhecer pessoalmente, contarei episódios surpreendentes da minha vida pessoal que contribuíram para que se criasse com ele uma ligação muito especial. Apresento um ou dois temas da minha autoria, como exemplos de inspiração da sua obra. Acho que o reconhecimento do mais alto valor artístico se expressa quando, além da interpretação fiel de uma obra, esta constitui o ponto de partida para uma nova criação.”
Henrique Fraga nasceu em Chaves a 20 de Julho de 1983. Passou pela guitarra elétrica e guitarra clássica. Cedo conheceu a Canção de Coimbra pela voz do seu pai, estudante da Universidade, que lhe fez despertar a vontade de aprender a tocar guitarra de Coimbra onde prosseguiu os estudos, na Faculdade de Farmácia, tendo ingressado em 2001, no mesmo dia em que se inscreve na Escola de Música da Secção de Fado da Associação Académica. Foi lá, pelas mãos do seu Mestre, o Dr. Jorge Gomes, que teve a privilegiada oportunidade de aprender este instrumento.
Em 2003 ajudou a fundar o grupo Lacrima, com o qual foi participando nas Serenatas Monumentais em Coimbra e em inúmeros outros eventos de norte a sul do País e nas Ilhas. Promoveu e participou na gravação do CD de Tributo a Carlos Paredes: "Serenata do Caloiro 2004" e esteve presente em vários eventos internacionais, nomeadamente no Canadá, na República Checa, no Luxemburgo, em Itália e em França. O seu percurso académico termina com a celebração dos 125 anos da Académica, evento em que sobe ao palco do Casino Estoril com os Xutos e Pontapés para tocar o tema "Homem do Leme" com um arranjo de sua autoria para guitarra de Coimbra. A par com a profissão de farmacêutico, que exerce desde 2008, continuou sempre a dedicar-se afincadamente à guitarra.
Ficha Artística/Técnica
Guitarra de Coimbra: Henrique Fraga
Guitarra clássica: João Teixeira
Booking: Mosto
Management: Ghude
Road Manager: Paulo Santiago
Classificação Etária
M/6
Duração
60 minutos
Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt