TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a continuar a ajudar a comunidade na busca de oportunidades, e a continuar a levar-te conteúdos de qualidade.

Ajuda-nos a continuar a ajudar a comunidade na busca de oportunidades, e a continuar a levar-te conteúdos de qualidade.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Recursos

Workshops

Crítica

Exposições

/

Instalação

ECO ( ) LAPSO

Instalação sonora

Partilhar

ECO ( ) LAPSO

Data

11 Mai - 28 Jul

Local


R. de Dom Manuel II 44 4050-522 Porto
Porto

Sinopse

A instalação sonora ECO ( ) LAPSO, da autoria de Henrique Fernandes/ Sonoscopia, estabelece um diálogo entre a escultura em gesso L’ Echo! (1915), de Maria da Glória Ribeiro (Porto 1891-1989), obra do acervo do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), e uma composição musical produzida a partir de gravações sonoras e material de arquivo relacionados com o 25 de abril.



A presente obra explora o ECO em justaposição com o LAPSO, fenómenos de perceção auditiva e de comunicação. O sentido estético e sensorial da obra artística é elemento provocador de uma proposta de escuta individualizada do presente, a partir de uma relação de ressonância com o tempo-memória.

ECO ( ) LAPSO apresenta-se como uma instalação sonora site-specific, composta por um conjunto de caixas de transporte de obras de arte, dispostas no espaço expositivo e transformadas em elementos de difusão sonora.

Para além do material sonoro, proveniente de diversos registos áudio de abril de 1974, a Sonoscopia e um conjunto alargado de artistas realizaram, no passado dia 25 de abril, uma série de gravações de campo, em todo o território nacional, no sentido de elaborar um mapa sonoro, fazendo o contraponto temporal cinquenta anos depois.

Com curadoria de Rui Pinheiro, este projeto conta com o apoio mecenático do Millennium bcp e da Lusitânia Seguros.
Porto
Museu Nacional Soares dos Reis
ECO ( ) LAPSO

Contactos


R. de Dom Manuel II 44 4050-522 Porto
Porto
22 339 3770

Fundado em 1833 pelo regente D. Pedro, duque de Bragança, como Museu de Pinturas e Estampas e outros objetos de Belas Artes, o MNSR é o mais antigo museu público de arte em Portugal. No âmbito das reformas institucionais da República, passa a designar-se Museu Soares dos Reis, evocando o primeiro bolseiro de estudos do curso de escultura no estrangeiro e, mais tarde, professor na Academia de Belas Artes. Instalado no Palácio dos Carrancas desde 1940, do seu acervo fazem parte coleções de pintura, escultura, cerâmica, ourivesaria e joalharia, têxteis, vidros e mobiliário, desde o século XVI ao XX.

VER MAIS


VER MENOS

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

ECO ( ) LAPSO

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

01 República Portuguesa
02 Direção Geral das Artes
03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

ECO ( ) LAPSO
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile