TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Exposições

/

Mediação cultural

Lungo Drom: Séfora Vargas e Susana Chicó

Partilhar

Lungo Drom: Séfora Vargas e Susana Chicó

Data

19-01

Local


Appleton Associação Cultural
Lisboa

Sinopse

LUNGO DROM significa, em romani, longa viagem.
LUNGO DROM é uma proposta de UMCOLETIVO, para através de práticas artísticas interdisciplinares, construir uma estrada longa, em forma de Museu Nómada, que minore as ancestrais clivagens entre sociedade maioritária e comunidade cigana.

Em Janeiro, a Appleton apresentará as duas últimas propostas artísticas que visam à construção deste “Museu Nómada”, com Séfora Vargas e Susana Chicó.


“El secreto de La nina Triana”
Séfora Vargas( ativista e escritora cigana) com os alunos da escola José Régio.

Sinopse:
Séfora Vargas redigiu um conto inspirado sobretudo nos eventos acontecidos em Espanha em 1949, ano que marca La Gran Redada, é no processo de gentrificação de Triana, em Sevilha nos anos 1950. Em colaboração com os alunos que frequentam a turma de ensino especial da Escola Básica 2/3 José Régio, elaborou-se também uma pintura em tela, relacionada com os eventos históricos narrados.



Memórias imaginadas
Susana Chicó ( fotógrafa) com os alunos da Escola Básica dos Assentos.

Sinopse:
Lungo Drom significa " a longa viagem" em romani, e é nessa perspectiva de caminho/percurso que se desenvolveu com os alunos um projeto de fotografia criativa cujas imagens apresentam famílias imaginadas em viagens sonhadas.
" A família, a liberdade e a viagem são características marcantes da cultura cigana, mas são também desejos e valores transversais a milhões de seres humanos, independentemente das suas culturas. Na iconografia fotográfica cigana, existe um imaginário que oscila entre a exposição documental da pobreza e da diferença, e, simultaneamente, o elogio de uma vida ao ar livre, com carroças e descampados, guitarras, fogueiras e cavalos a animar um universo misterioso e telúrico alicerçado pela família." Susana Chicó

Lisboa
Appleton
Lungo Drom: Séfora Vargas e Susana Chicó

Contactos


Address

Lisboa
+351210993660
A Appleton nasce em 2007 e é um lugar de experimentação e aprendizagem, preparado para receber, promover e apresentar as mais diversas manifestações artísticas contemporâneas. Tendo como património os onze anos da Appleton Square assume desde setembro de 2018 uma posição claramente complementar às galerias comerciais e outras instituições, como espaço independente, sem fins lucrativos, que pretende continuar a contribuir para a produção, reflexão e divulgação do pensamento e da prática artística contemporânea.

A sua programação que passa por áreas artísticas tão diversas como artes plásticas, vídeo-arte, performance, dança, cinema, teatro e música, divide-se entre SQUARE, associada à espacialidade do white cube da sua sala no piso 0, BOX, com um carácter mais experimental, que maioritariamente acontece na sala do piso -1, e GARAGEM, uma programação desenhada pelos músicos Manuel Mota e David Maranha, assumidamente nómada, que se dedica exclusivamente à apresentação de projectos ligados à música e arte sonora.
Em 2020 é lançado o Appleton podcast, um programa de conversas dirigidas por Vera Appleton e que pretende “dar voz” a todo o tipo de agentes do sistema artístico português. No mesmo ano, em plena pandemia, cria o serviço educativo Sandbox, que tem um trabalho activo não só na pedagogia associada à experiência no espaço expositivo através de QR codes disponíveis no espaço, assim como na relação estabelecida com Colégios, Escolas e Universidades. A partir de 2022 passa a receber artistas em formato de residência de criação, que têm um maior período temporal dedicado à produção e montagem no espaço.

Como entidade sem fins lucrativos a Appleton mantém-se direcionada para apoios privados que garantam a sua sustentabilidade, assumindo que os apoios públicos são primordialmente vocacionados para suportar os artistas, as equipas, e finalmente a produção e materialização das obras de arte que ali são apresentadas.

VER MAIS


VER MENOS

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Lungo Drom: Séfora Vargas e Susana Chicó

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Lungo Drom: Séfora Vargas e Susana Chicó
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile