TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Ajuda-nos a manter a arte e a cultura acessíveis a todos - Apoia o Coffeepaste e faz parte desta transformação.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Espetáculos

/

Música

Carmen Souza (Cabo Verde)

Port'Inglês

Partilhar

Carmen Souza (Cabo Verde)

Data

10 maio 2025

Local


Cineteatro Louletano
Loulé

Preço

https://cineteatro.cm-loule.pt/52110/carmen-souza

Bilhete

Comprar

Sinopse

Carmen Souza apresenta em Portugal o seu novo disco, “Port’ Inglês”, onde conta as estórias esquecidas das marcas deixadas na cultura Cabo-Verdiana, pela presença britânica em Cabo Verde.

“Port’ Inglês” já foi lançado em alguns países em setembro de 2024, e, já no início deste ano, foi anunciado que o disco está nomeado para os German Record Critics Awards, na categoria de Best World Music Album.

Nascida em Lisboa com raízes cabo-verdianas, e depois de residir em Londres durante 16 anos, Souza usa a sua música, ao 11.º álbum, para mergulhar nas ligações (inesperadas) entre a sua terra ancestral, Cabo Verde, e o Reino Unido, país que tem alimentado a sua criatividade. Inspirada na sua tese de mestrado sobre a presença britânica em Cabo Verde, Carmen Souza embarcou numa viagem pessoal e musicalmente enriquecedora, elaborando uma coleção de canções originais profundamente enraizadas no espírito das ilhas.

“Depois da vasta pesquisa que fiz para a minha tese de mestrado era impossível não expressar as minhas descobertas através da minha música. Imediatamente senti-me inspirada para compor/escrever estas canções que personificam este período histórico. O álbum investiga temas de identidade cultural, resistência, colonialismo e descolonização destacando a ligação entre Cabo Verde e o Reino Unido. A inspiração veio de contos populares, contos do mar e até mesmo da música folclórica britânica.”

Neste disco contam com os músicos Deschanel Gordon (UK), Diogo Santos (PT), João Oliveira (Angola) no piano. Na bateria, dois londrinos de origem lusófona - Elias Kacomanolis (Moçambique/UK) e Zoe Pascal (PT/UK ). No trompete, Mark Kavuma (UK) e Gareth Lockrane (UK) na flauta. Theo Pascal no baixo e contrabaixo e claro, Carmen Souza também no piano e violão.
Loulé
Cineteatro Louletano
Carmen Souza (Cabo Verde)

Contactos


Address

Loulé
289400820

O Cine-Teatro (hoje Cineteatro) Louletano manteve-se ao longo de mais de 70 anos como propriedade da Sociedade Teatral Louletana, constituída em 1925 com o objetivo de “construir um teatro e suas dependências, a respetiva exploração em todas as suas manifestações de arte dramática, lírica, cinematográfica, concertos musicais, serões e conferências artísticas e em tudo o mais que lhe é próprio, exceto comícios políticos”.

De entre o nome dos seus fundadores, estavam Alberto Rodrigues Formosinho, António Maria Frutuoso da Silva, Artur Gomes Pablos, David Evaristo d'Aragão Teixeira, Dr. Joaquim Cândido Pereira de Magalhães e Silva, José da Costa Ascenção, José da Costa Guerreiro, José Martins Júnior e Manuel dos Santos Pinheiro Júnior, os quais investiram um capital social de 180 contos, divididos em nove quotas de 20 contos, ao qual se juntaram dois terrenos, um deles adquirido em hasta pública à Câmara Municipal de Loulé.

A inauguração oficial do teatro deu-se a 19 de Abril de 1930 mas, entre 15 e 23 de Março, já funcionara como cinema. Na inauguração atuou a Companhia Teatral, da grande atriz Ilda Stichini, da qual faziam parte os artistas Clemente Pinto, Luz Veloso, Luís Prieto, Joaquim Oliveira, Alves da Costa, Maria Lagoa, Fernanda de Sousa e outros mais. Apresentaram a peça “Se eu quisesse”; no segundo dia “Os Filhos”; e no terceiro “O Tambor e o Guiso”. Para além das autoridades concelhias, estiveram presentes nesta cerimónia autoridades distritais como o Governador Civil, o Secretário Geral e outras, além de muitos populares de Faro, Olhão, S. Brás, etc.

Durante décadas passaram por este palco grandes figuras da cena, como Alves da Cunha, Berta de Bívar, Chaby Pinheiro, companhias de revista, etc., e mais recentemente alguns dos melhores atores nacionais como Maria do Céu Guerra ou Raul Solnado. No que concerne ao cinema, foram ali projetadas películas de fama mundial que encheram por completo aquela que é considerada uma das mais importantes sala de espetáculos do Algarve.

VER MAIS


VER MENOS

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Carmen Souza (Cabo Verde)

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Apoios

03 Lisboa

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Carmen Souza (Cabo Verde)
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile