TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

MAC/CCB vai receber 500 mil euros anuais para aquisição de obras de arte

Por

 

COFFEEPASTE
May 13, 2026

Partilhar

MAC/CCB vai receber 500 mil euros anuais para aquisição de obras de arte

O Centro Cultural de Belém e o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto assinaram esta quarta-feira um protocolo que cria uma linha de financiamento anual de 500 mil euros destinada à aquisição de obras de arte para a coleção do Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural de Belém (MAC/CCB). A medida foi aprovada em Conselho de Ministros e permitirá reforçar a constituição de um núcleo patrimonial próprio do museu, bem como desenvolver uma política de aquisições continuada.


A cerimónia decorreu numa das salas do MAC/CCB e contou com a presença da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, da presidente do Conselho Administrativo do Fundo de Fomento Cultural e diretora-geral do GEPAC, Lurdes Camacho, do Conselho de Administração do CCB e da diretora artística do MAC/CCB, Nuria Enguita.


Durante a sessão, Margarida Balseiro Lopes afirmou que o CCB reúne “todas as condições para se afirmar como uma instituição cultural ímpar no panorama artístico e cultural do País”, sublinhando a importância de assegurar investimento continuado para o cumprimento da sua missão. Segundo a ministra, esta nova linha de financiamento permitirá ao museu “integrar novas obras, novos artistas e novas leituras”, contribuindo para a valorização e renovação do acervo.


Também o presidente do Conselho de Administração do CCB, Nuno Vassallo e Silva, considerou que o protocolo reconhece o MAC/CCB como “uma instituição central no ecossistema artístico português e europeu”, destacando o papel das instituições culturais públicas na preservação patrimonial, na educação e na liberdade artística.


Por sua vez, Nuria Enguita defendeu que “só a constituição de um núcleo público próprio, sólido e estável, em articulação com as coleções em depósito, permite ao MAC/CCB integrar-se de forma consistente nas redes museológicas internacionais”.


A diretora artística anunciou ainda a criação da comissão de aquisições do CCB, que será presidida pela própria e contará com a participação de Amanda Carneiro, François Quintin, Antónia Gaeta e Marta Mestre.


Foto: © Fernando Donadeli (MCJD)

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

MAC/CCB vai receber 500 mil euros anuais para aquisição de obras de arte

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Parceiros

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

MAC/CCB vai receber 500 mil euros anuais para aquisição de obras de arte
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile