TUDO SOBRE A COMUNIDADE DAS ARTES

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Mantém viva a cultura independente — apoia o Coffeepaste e ajuda-nos a chegar mais longe.

Selecione a area onde pretende pesquisar

Conteúdos

Classificados

Notícias

Workshops

Crítica

Notícias

Jim Jarmusch vence Leão de Ouro em Veneza com Father Mother Sister Brother

Por

 

COFFEEPASTE
September 6, 2025

Partilhar

Jim Jarmusch vence Leão de Ouro em Veneza com Father Mother Sister Brother

O realizador norte-americano Jim Jarmusch conquistou o Leão de Ouro da 82.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, com o filme Father Mother Sister Brother, uma comédia dramática protagonizada por nomes como Tom Waits, Adam Driver, Cate Blanchett e Charlotte Rampling.

O Leão de Prata foi entregue à realizadora tunisina Kaouther ben Hania, pelo filme The Voice of Hind Rajab, baseado na história verídica de uma criança palestiniana de cinco anos morta em Gaza em janeiro de 2024. A cineasta foi ovacionada de pé e dedicou o prémio “a todos os que arriscam a própria vida para salvar o povo palestiniano”, apelando ao fim do “genocídio” em curso.

O palmarés da competição oficial distinguiu ainda Benny Safdie com o Leão de Prata para Melhor Realizador, por The Smashing Machine, e Gianfranco Rosi com o Prémio Especial do Júri, por Sotto le Nuvole. Tony Servillo recebeu a Taça Volpi de Melhor Ator, por La Grazia, e Xin Zhilei a de Melhor Atriz, pelo desempenho em The Sun Shines on Us All. O Prémio Marcello Mastroianni distinguiu Luna Wedler, pelo papel em Silent Friend, e o galardão de Melhor Argumento foi atribuído a Valerie Donzelli e Gilles Marchand, pelo filme À Pied d’Oeuvre.

Na secção “Horizontes”, o prémio de Melhor Realização foi para Anuparma Roy, com Songs of Forgotten Trees, enquanto El Camino, de David Pablos, venceu o prémio de Melhor Filme. O júri atribuiu ainda o prémio especial a Harà vatan (Lost Land), de Akio Fujimoto.

A cerimónia ficou marcada por sucessivas manifestações de solidariedade com a Palestina, com vários realizadores a terminarem os seus discursos com palavras como “Viva a Palestina!” ou “Palestina livre!”.

O Leão de Ouro de carreira distinguiu o cineasta e escritor alemão Werner Herzog e a atriz norte-americana Kim Novak. Foram ainda homenageados os realizadores Gus Van Sant e Julian Schnabel com prémios especiais de carreira.

Notícia adaptada. Fonte: LUSA

Apoiar

Se quiseres apoiar o Coffeepaste, para continuarmos a fazer mais e melhor por ti e pela comunidade, vê como aqui.

Como apoiar

Se tiveres alguma questão, escreve-nos para info@coffeepaste.com

Segue-nos nas redes

Jim Jarmusch vence Leão de Ouro em Veneza com Father Mother Sister Brother

CONTACTOS

info@coffeepaste.com
Rua Gomes Freire, 161 — 1150-176 Lisboa
Diretor: Pedro Mendes

Publicidade

Quer Publicitar no nosso site? preencha o formulário.

Preencher

Inscreve-te na mailing list e recebe todas as novidades do Coffeepaste!

Ao subscreveres, passarás a receber os anúncios mais recentes, informações sobre novos conteúdos editoriais, as nossas iniciativas e outras informações por email. O teu endereço nunca será partilhado.

Parceiros

Copyright © 2022 CoffeePaste. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Jim Jarmusch vence Leão de Ouro em Veneza com Father Mother Sister Brother
coffeepaste.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile